• Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
  1. Home
  2. Agronegócio
  3. Suporte técnico auxilia nas demandas da agricultura

Agronegócio

Suporte técnico auxilia nas demandas da agricultura

Balneário Gaivota

O agricultor convive com uma série de dificuldades em seu cotidiano e o suporte ameniza os percalços do setor. Apicultura, produção de leite, maracujá, gado de corte, reflorestamento e hortifrutigranjeiros são algumas das produções que embasam o setor em Balneário Gaivota. A secretaria de Agricultura oferece auxílios, como a parceria com a Epagri e a secretaria de Obras, a fim de assegurar recursos técnicos como acesso as propriedades e escoamento de produção.

Para o prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, é essencial cuidar de uma das fontes econômicas do município e dar todo o apoio e suporte aos trabalhadores rurais.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Zeno Steckert, a parceria com os Conselhos é uma das ferramentas que auxilia o produtor rural. Existe o Conselho de Desenvolvimento Agropecuário do Campo, que abrange a área de Rio Novo, Anita Garibaldi e Estiva dos Rodrigues (cerca de 85 associados) e  o Conselho de Desenvolvimento Agropecuário do Caverá, com cerca de 70 associados de Figueirinha e Rua Nova. Por meio do Conselho diversos equipamentos e máquinas são utilizados com um custo mais acessível. Muitos outros serviços dão suporte, como inseminação artificial de gado de leite e de corte, programa de acesso a propriedade e produção de mudas para melhoria da pastagem. O retorno da Epagri para o município amplia as possibilidades ao agricultor.

A agricultura é a base da vida para Rogério Emerenciano. Acredita que a agricultura é uma base para a sociedade, pois todos dependem da alimentação para desenvolver outros setores. “É um desafio ser agricultor. Nossa maior dificuldade começa pelo clima. Estou analisando a necessidade de uma estufa para resguardar a produção de frutas e hortaliças, mas se vem um vento todo investimento vai abaixo. Vivemos nos cálculos de como precaver. Ter o suporte técnico público nos ajuda muito”, conta Rogério. Em sua propriedade, ele contou com uma análise de solo e drenagem. “A administração tem nos ajudado nas demandas. Tem sido bom poder contar com as orientações técnicas e apoio”, ressalta.

Saúde do  Arroio já vacinou 92% da população contra a febre amarela Anterior

Saúde do Arroio já vacinou 92% da população contra a febre amarela

Cerimônia de abertura da 17° Semana Farroupilha de Balneário Arroio do Silva Próximo

Cerimônia de abertura da 17° Semana Farroupilha de Balneário Arroio do Silva

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.