• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Bem estar
  3. E se não houver amanhã?

Bem estar

E se não houver amanhã?

O excesso de trabalho, as preocupações diárias, a busca desenfreada por “ter” cada vez mais, nos consome, nos adoece e nos move para fora de nós mesmos. Não temos tempo para ninguém, muito menos para nós. Internamente nos sentimos vazios. E, consequentemente, a ansiedade se faz presente. Vivemos preocupados, acelerados e angustiados, por conta das incertezas relacionadas ao futuro. Nessa busca, incessante, de alcançar tais objetivos, perdemos a saúde: do corpo, da mente e da alma. Nos adoecemos, como também adoecemos nossas relações. Perdemos momentos, sentimentos, pessoas. Simplesmente por estarmos aprisionados a um futuro, que nem sabemos se teremos. Vivemos uma vida inconsciente e inconsequente. Negligenciamos o presente, literalmente, não o vivemos.

A vida apresenta surpresas, situações inesperadas, vidas que são ceifadas. E se nós não tivéssemos o amanhã? E se hoje fosse nosso último dia aqui nesse plano terrestre? Sabendo disso, o que faríamos nesse momento presente? Continuaríamos conduzindo nossa vida como sempre fizemos, ou procuraríamos ser melhores do que sempre fomos. Sendo um pai mais presente, um filho mais amável, um irmão mais amigo, um amigo mais irmão, um ser humano mais humano...

Enfim, a vida passa, momentos passam, pessoas passam. Que possamos ser melhores, enquanto ainda temos tempo. O amanhã é uma possibilidade, o hoje é a nossa realidade. Não podemos perder as oportunidades que a vida nos apresenta: de ser feliz e fazer outros felizes. De poder dizer um "eu te amo", "me perdoe", "obrigado"... Pois não sabemos se teremos o amanhã para demonstrar, tanto em palavras como em ações, aquilo que sentimos.

 Portanto, vivamos intensamente e conscientemente, a nossa grande jornada da vida. Não estamos aqui apenas para nos realizarmos materialmente. Estamos aqui para nos desenvolver em todos os aspectos da vida e viver o amor nas suas mais diversas formas.  Mesmo diante das asperezas da vida, sejamos a melhor versão de nós mesmos.

"Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje." Heráclito

Psicólogo Juliano G. Cechinel

Rua Hildebrando Pessi 12, Cidade Alta, Araranguá/SC

Av. Taquara 183, sala 501, Petrópolis, Porto Alegre/RS

Foto: Kristina Tripkovic | Unsplash

Para maiores informações entre em contato via Whatsapp

Quero saber mais! Patrocinado
Você tem medo de falar em público? Próximo

Você tem medo de falar em público?

Futurão: Tecnologia aliada ao aprendizado Anterior

Futurão: Tecnologia aliada ao aprendizado

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.