• Sexta-feira, 29 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Acadêmicos e professores participam de Aula Inaugural de Medicina e Espiritualidade

Geral

Acadêmicos e professores participam de Aula Inaugural de Medicina e Espiritualidade

Abraçando tendência internacional, curso de Medicina da Unesc passa a conta com disciplina optativa sobre o tema

Um tema comum nos mais variados meios da sociedade, a espiritualidade, ganha cada vez mais espaço em âmbito internacional na área médica. Muito mais do que uma das escolhas da vida de um paciente, o assunto passa a ter mais relevância quando se fala em saúde física e mental. Desta forma, seguindo a tendência das principais universidades dos Estados Unidos e da Europa, o curso de Medicina da Unesc passa a contar, já a partir deste semestre, com a disciplina optativa de Medicina e Espiritualidade. Para abrir de forma oficial a disciplina a Universidade sediou, na tarde desta segunda-feira (5), a Aula Inaugural ministrada pela psiquiatra e professora Anahy Fagundes Dias Fonseca a alunos e professores do curso.

Anahy deixou sua mensagem de parabéns à Universidade e aos professores que propuseram a inclusão do tema na grade do curso, já que o assunto, de fato, tem recebido destaque e merece atenção. Conforme a profissional, estudos mostram que 97% das pessoas pertencem a alguma religião e isso não pode ser desconsiderado ao tratar um paciente. “Como podemos dizer que isso não interessa? As diferentes crenças podem ajudar os pacientes a lidar com aspectos da vida e a forma como encaram a doença. Estas questões estão diretamente relacionadas a melhor saúde e qualidade de vida”, pontuou.

Uma análise de cada caso, de acordo com Anahy, se torna primordial também no que diz respeito a essa área. “É preciso saber o quanto a espiritualidade interfere na vida daquele paciente. Ele pode ter uma religião, mas não ser espiritualizado porque leva apenas por tradição ou não frequenta a sua igreja há anos, por exemplo. No entanto, se ele procura se conectar com algo, busca explicações e significados em sua vida, mesmo que seja talvez até com a natureza, ele pode ser espiritualizado mesmo sem ter uma religião”, acrescentou.

Dados apresentados pela professora apontaram aos presentes que a maioria dos pacientes gostaria que seus médicos abordassem sobre religião e espiritualidade e relataram que sentiriam mais empatia e confiança no médico que questionasse esse tema. “Nós falamos em Medicina baseada em evidências, mas na espiritualidade já passamos da fase da evidência. Estamos um pouco atrasados no Brasil, mas ainda em tempo. Temos comprovações de benefícios dos mais diversos e precisamos estar atentos também a isso”, completou.

Para a coordenadora do curso de Medicina da Unesc, Maria Inês da Rosa, o objetivo de reunir alunos de todas as fases e professores das mais diversas disciplinas foi incentivar o estudo do assunto. “A importância do tema já foi levantada pela própria Organização Mundial da Saúde, que incluiu a espiritualidade no seu conceito de saúde e qualidade de vida”, destacou. A ideia, de acordo com Maria Inês, não é fazer com que a questão seja tratada como uma forma de tratamento. “A intenção é fazer com que o assunto seja levado em consideração no atendimento integral do paciente, já que o tratamento de uma doença muitas vezes não é só o medicamento e, sim, levar em considerações questões como espiritualidade ou religiosidade”, acrescentou.

A palestrante

Professora Anahy é médica especialista em psiquiatria, atuando em temas como psicoterapia, diagnósticos, religiosidade/espiritualidade saúde mental. Coordenadora e Fundadora do departamento de Psiquiatria e Espiritualidade da APRS, membro da Associação de Psiquiatria do RS e professora do Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobatto, membro da comissão de estudos e pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental da Associação Brasileira de Psiquiatria.

 

Texto: Assessoria de Imprensa Unesc

Foto: Mayara Cardoso

Prefeitura de Jacinto Machado abre inscrições gratuitas para castração de cães e gatos Próximo

Prefeitura de Jacinto Machado abre inscrições gratuitas para castração de cães e gatos

Tubarão: Bairro Oficinas com fibra óptica da Contato Anterior

Tubarão: Bairro Oficinas com fibra óptica da Contato

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.