• Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
  1. Home
  2. Saúde e estética
  3. A refeição menos importante do dia

Saúde e estética

A refeição menos importante do dia

No mundo inteiro  gurus da boa forma, autores de livros de dieta, nutricionistas da moda, clinicas de emagrecimento, quase todos enrolaram você até agora.

Acredito muito na ciência. Mas às vezes a ciência não entende as coisas – como no começo da década de 1990, quando o governo americano dizia que podíamos comer o que quiséssemos, contanto que tivesse “baixo teor de gordura” (fosse light).

Foi então que mergulhamos de cabeça em pães, massas e biscoitos light. Como esses produtos “light” não eram light coisa nenhuma e acabamos entupindo nosso organismo com grandes quantidades de carboidratos, a mania desse tipo de alimento só fez aumentar nossos riscos de obesidade e diabetes.

O mesmo se aplica ao conselho de especialistas que recomenda um café da manhã rico e farto. Todos já lemos sobre os “fatos”: as pessoas que pulam o café da manhã regularmente são 450% mais propensas a se tornarem obesas.

Se você fica um tempo sem comer perde músculos, não gordura. Quem consome um bom café da manhã “dá a partida” no metabolismo e queima mais calorias. 

Só que isso não é verdade. Consideremos um estudo publicado no Nutrition Journal, em 2011. Os pesquisadores avaliaram os hábitos alimentares de 100 participantes com peso normal e 280 obesos, durante um período de duas semanas. Descobriram que, em ambos os grupos, quanto mais calorias consumissem no café da manhã, mais calorias consumiriam pelo resto do dia. E, quando comiam menos no café da manhã ou não comiam, a ingestão total de calorias era menor.

Conclusão: pessoas acima do peso deveriam “considerar a redução das calorias do café da manhã como uma opção simples” para emagrecer. De fato, um volume cada vez maior de pesquisas comprova que evitar consumir calorias de manhã é a maneira certa não apenas de permanecer magro, mas também forte de corpo e mente.

“o café da manhã é a refeição mais importante do dia”? “Há muitas forças em nossa sociedade que são contra” pular o café da manhã, diz o americano Mark Mattson, Ph.D., diretor do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional sobre Envelhecimento.

“Essas forças são norteadas pelo dinheiro. Entre elas estão a indústria alimentícia, obviamente, e em alguns aspectos a indústria farmacêutica.” A indústria de cereais matinais, por exemplo, movimenta, sozinha, US bilhões por ano. Há muitas empresas que dependem da sua refeição matutina para cumprir o orçamento. Portanto, antes de avançarmos, vamos examinar novamente as pesquisas. Este livro vai mudar sua forma de ver o café da manhã. Quer um conselho? Pule o café da manhã e você poderá programar o despertador para um pouco mais tarde!

Zinczenko, David. Dieta das 8 horas: Um método fácil para emagrecer, sem restrição de alimentos, sem contagem de calorias e sem culpa . Sextante. Edição do Kindle. 

Por que será que durante todos esses anos nos ensinaram que

 

Como educar financeiramente seu filho? Dicas poderosas! Anterior

Como educar financeiramente seu filho? Dicas poderosas!

Araranguá recebe etapa mundial do DRI Sandboard World Tour Brasil 2019 nas dunas do Morro dos Conventos Próximo

Araranguá recebe etapa mundial do DRI Sandboard World Tour Brasil 2019 nas dunas do Morro dos Conventos

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.