A Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (ACIVA) realizou nesta quinta-feira (11), no Centro Multiuso de Araranguá, a VI edição da Feira ACIVA de Profissões. O evento reuniu mais de 800 alunos de mais de 20 escolas da região Extremo Sul Catarinense, proporcionando contato direto com oportunidades de carreira, qualificação e mercado de trabalho.
Ao todo, 14 instituições participaram da feira, apresentando cursos, profissões e possibilidades de inserção profissional para os estudantes. A iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens das diversas áreas de atuação e auxiliá-los na escolha de suas futuras carreiras.
O presidente da ACIVA, Jadiel Boza Della Vechia, destacou a importância do evento para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento regional. “A Feira ACIVA de Profissões é uma oportunidade para que nossos jovens conheçam diferentes caminhos profissionais, ampliem seus horizontes e possam tomar decisões mais conscientes sobre o futuro. Acreditamos que investir na orientação e na qualificação dos estudantes é investir no crescimento da nossa região”, afirmou.
A programação também contou com atividades no período noturno, incluindo a palestra do empresário Pedro Reis, da rede Eskimó Sorvetes, que compartilhou sua trajetória empreendedora e experiências no mundo dos negócios.
Durante a noite, foram ainda anunciados os vencedores da primeira Olimpíada de Redação promovida pela entidade, que contou com a participação de 1.200 alunos, de 15 escolas de 14 municípios, com participação dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
Confira os vencedores:
Ensino Fundamental
3º lugar – Ensino Fundamental:
Maysa Fermino dos Santos - Escola Básica Municipal João Matias - Professora: Silvana Palmas
2º lugar – Ensino Fundamental
Gabriel Portal da Silva - Escola Básica Municipal Jardim das Avenidas - Professora: Katiúsce Rodrigues da Luz
1º lugar – Ensino Fundamental
Lis Emanuelle Amorim Gregório - Escola Básica Municipal Otávio Manoel Anastácio - Professor: Mauricio Réus
Ensino Médio
3º lugar – Ensino Médio
Mariana da Silva Mendes - Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Professora: Karla Goularte da Silva Grunler
2º lugar – Ensino Médio
Ana Beatriz Bezerra Penasso - Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Professora: Kétina Allen da Silva Timboni
1º lugar – Ensino Médio
Giulia Bueno Cerso - Escola de Educação Básica Maria Garcia Pessi - Professora: Leomara da Luz Dias de Oliveira