No início desta semana, a notícia de que um pedreiro de Balneário Gaivota foi envolvido em uma fraude de 200 milhões de reais, fez com que muitos leitores do Portal Uaaau procurassem a redação em busca de uma resposta: como se proteger deste tipo de crime?
Nossa redação conversou os advogados do caso, Rossane Amaral Fontoura e Jorge Calazans em busca de respostas. De início, ficam os alertas: desconfie se for procurado para ser sócio em um negócio em que o capital inicial não é necessário e nunca acredite em dinheiro fácil. Ninguém ganha 20% de rendimento com facilidade!


Entenda o caso
O pedreiro Robson Hartwich teve seu nome usado em um golpe, há cerca de três anos e somente agora foi descoberto. Um homem chamado David Bruno Davos teria o procurado com a oferta de abertura de uma empresa, que lhe daria 2% do lucro.
Agora, a WorkScore ,empresa de Tubarão da qual Robson seria o dono, deixou vítimas em todo o país, quando parou de pagar os valores prometidos aos investidores.
Uma firma de advogados foi acionada e, durante as investigações, foi descoberto que a firma está registrada em nome do pedreiro, sem formação e sem conhecimento em negócios.
O advogado Jorge Calazans, criminalista especializado em fraudes financeiras, iniciou a investigação e percebeu um aporte feito no capital social no valor de R$ 90 milhões por parte de um dos sócios, sem ter perfil socioeconômico para tal. Durante as pesquisas, Jorge constatou que se tratava do pedreiro Robson.
A empresa
A WorkScore dizia vender celulares e outros produtos que eram importados, e prometia rentabilidade a seus investidores, com a oportunidade de fazerem parte da empresa. A promessa de ganhos girava em torno de 20% ao mês, um valor aquém de qualquer aplicação financeira legal.
As investigações descobriram se tratar de uma pirâmide financeira e não de um negócio lucrativo. São cerca de 30 mil vítimas em todo o país, com uma movimentação financeira na faixa de R$ 200 milhões.
Como se proteger
A redação do Portal Uaaau conversou com os advogados do caso, pedindo dicas de como se proteger deste tipo de golpes.
Veja as dicas de Rossane Amaral Fontoura e Jorge Calazans:
“- Desconfie de promessas de lucros exorbitantes e acima da média de mercado;
- Pesquise na internet nos sites do PROCON, da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais - ANBIMA, para saber se a empresa possui restrições ou denúncias;
- Desconfie se houver muita insistência e urgência para realização do negócio;
- Procure entender do negócio antes de ingressar e investir, analise se a explicação é confusa e de difícil avaliação ou se esta frisa apenas a promessa de lucro rápido e excessivo;
- Pesquise o CNPJ da empresa e a composição societária.”
Fonte: Potyra Pereira