• Domingo, 14 de Agosto de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Alerta: Excesso de chuva faz com que ETA III – Belinzoni opere com 30% da capacidade

Geral

Alerta: Excesso de chuva faz com que ETA III – Belinzoni opere com 30% da capacidade

Araranguá

O excesso de chuva dos últimos dias fez com que o Açude Belinzoni - que abastece a ETA III - apresentasse mudança em suas características originais. Assim, a água do local, que tradicionalmente é cristalina, está turva. Além disso, o leito do manancial natural está acima do nível normal. Em decorrência desta situação, o SAMAE adotou a medida preventiva de fazer com que a ETA III opere com 30% de sua capacidade total. A orientação do engenheiro químico Mário Copetti é para que a população economize água e providencie reserva, abastecendo as caixas d’água. Ele acredita que, cessando o período chuvoso e voltando o tempo bom, aumentará o consumo de água.

Copetti explica que a ação é necessária devido ao sistema de filtração da água implantado na ETA III. Segundo ele, o Açude Belinzoni, que abastece a Estação de Tratamento, possui água de excelente qualidade, por isso não precisa ser submetida a processos como decantação: ‘Ocorre que, com a elevação do nível do leito e a consequente alteração na coloração, entendemos que a prioridade é preservar a qualidade da água. Esta é a filosofia do SAMAE.’

A ETA III (Açude Belinzoni) situada à Rua Expedicionário Iracy Luchina, que está operando com 20l/s de água, atende aproximadamente 55% da demanda do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Joõa Carlos Silva - SAMAE 

Polícia Civil indicia acusado de participar de assalto em Araranguá Próximo

Polícia Civil indicia acusado de participar de assalto em Araranguá

Primeiro fim de semana do inverno será de tempo instável; sol volta aparecer no domingo Anterior

Primeiro fim de semana do inverno será de tempo instável; sol volta aparecer no domingo

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.