A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e entidades parceiras promovem na quinta-feira (26/10), em Araranguá, um café com empresários da região do Extremo Sul do Estado para apresentar o programa Novos Caminhos (PNC). O evento acontecerá na sede da Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva), com o café de boas-vindas a partir das 8h e a abertura do evento às 8h30.
Completado uma década e em franca nacionalização para outros tribunais do país, o Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em colaboração com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e instituições parceiras como a Fiesc. O objetivo é articular com a iniciativa privada e empresários para que abram as portas das empresas aos adolescentes atendidos pelo programa, por meio da oferta de estágio, vaga de aprendizagem ou de emprego.
Com a adesão ao PCN, como ação de responsabilidade social corporativa, a empresa tem seu nome incluído no hall de apoiadores da causa e recebe o selo virtual Empresa Cidadã. O PNC atende adolescentes, a partir dos 14 anos, residentes ou egressos dos chamados serviços de acolhimento. Por lei, ao completarem 18 anos e não sendo possível o retorno para a família biológica ou extensa, esses jovens precisam iniciar uma vida adulta e autônoma.
Sobre o Programa:
O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013, pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário Catarinense (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).
Ao longo de sua existência e por meio de Termos Aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
Fonte: Assessoria de Comunicação