• Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Coletor para fezes de animais é implantado em vias públicas

Geral

Coletor para fezes de animais é implantado em vias públicas

Iniciativa partiu de uma paisagista do município de Turvo e chamou atenção da população

Turvo

Dados do Ministério da Saúde apontam que houve um aumento de 14% em mortes por conta da poluição nos últimos 10 anos. O dado é preocupante e diversos são as práticas que colaboram com o aumento gradativo deste número. Mas, é claro que pequenas ações em nossas cidades e bairros fazem toda a diferença, pode não parecer, mas é. O município de Turvo desenvolve diversos trabalhos para a conscientização da população sobre a sustentabilidade, um deles, que não partiu por iniciativa da Prefeitura Municipal foi um coletor de fezes de animais de estimação.

A iniciativa parece ser modesta e até mesmo ‘engraçada’, mas a ideia caiu no gosto do povo Turvense. Estão espalhados nove coletores em locais estratégicos da cidade, como praças e rótulas. A iniciativa partiu de Silvana Colonetti Cardoso, proprietária de uma empresa de paisagismo. “Eu trabalho há muitos anos com paisagismo, cuidando de diversos jardins e espaços públicos de Turvo e constantemente eu via estes espaços repletos de fezes de animais, então implantei um coletor, onde nele consta sacos plásticos e espaço para o descarte”.

De acordo com Silvana, a proposta chamou atenção de diversos empresários. “Essa minha iniciativa é diferente e hoje são nove coletores espalhados na cidade, sendo que cada um conta com o apoio de um empresário, este que divulga a sua marca, junto da placa deste coletor”.

Além de empresários, o paço municipal está incentivando a ação. A primeira dama do município, Luci Zilli, achou proveitosa a ideia. “Ela me contou dessa ação, que é desenvolvida em outras cidades e achei iniciativa inovadora e importante. Eu apoiei esta causa e outros empresários também. Pequenas ações como estas fazem toda a diferença, mesmo parecendo tão pequena”, conta Luci.

Turvo é a cidade pioneira neste gesto. “Na nossa região, o Turvo é o primeiro município que implantou esse coletor, ficaria feliz ao ver outras optando por essa ação que colabora muito com o meio ambiente”, afirma Silvana.

Interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato com Silvana, pelo telefone: (48) 9- 9947-0693.

Arroio do Silva sedia primeiro encontro sobre censo 2020 Próximo

Arroio do Silva sedia primeiro encontro sobre censo 2020

Noite de celebração da Unesc Araranguá Anterior

Noite de celebração da Unesc Araranguá

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.