Iniciativa partiu de uma paisagista do município de Turvo e chamou atenção da população
Turvo
Dados do Ministério da Saúde apontam que houve um aumento de 14% em mortes por conta da poluição nos últimos 10 anos. O dado é preocupante e diversos são as práticas que colaboram com o aumento gradativo deste número. Mas, é claro que pequenas ações em nossas cidades e bairros fazem toda a diferença, pode não parecer, mas é. O município de Turvo desenvolve diversos trabalhos para a conscientização da população sobre a sustentabilidade, um deles, que não partiu por iniciativa da Prefeitura Municipal foi um coletor de fezes de animais de estimação.
A iniciativa parece ser modesta e até mesmo ‘engraçada’, mas a ideia caiu no gosto do povo Turvense. Estão espalhados nove coletores em locais estratégicos da cidade, como praças e rótulas. A iniciativa partiu de Silvana Colonetti Cardoso, proprietária de uma empresa de paisagismo. “Eu trabalho há muitos anos com paisagismo, cuidando de diversos jardins e espaços públicos de Turvo e constantemente eu via estes espaços repletos de fezes de animais, então implantei um coletor, onde nele consta sacos plásticos e espaço para o descarte”.
De acordo com Silvana, a proposta chamou atenção de diversos empresários. “Essa minha iniciativa é diferente e hoje são nove coletores espalhados na cidade, sendo que cada um conta com o apoio de um empresário, este que divulga a sua marca, junto da placa deste coletor”.
Além de empresários, o paço municipal está incentivando a ação. A primeira dama do município, Luci Zilli, achou proveitosa a ideia. “Ela me contou dessa ação, que é desenvolvida em outras cidades e achei iniciativa inovadora e importante. Eu apoiei esta causa e outros empresários também. Pequenas ações como estas fazem toda a diferença, mesmo parecendo tão pequena”, conta Luci.
Turvo é a cidade pioneira neste gesto. “Na nossa região, o Turvo é o primeiro município que implantou esse coletor, ficaria feliz ao ver outras optando por essa ação que colabora muito com o meio ambiente”, afirma Silvana.
Interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato com Silvana, pelo telefone: (48) 9- 9947-0693.