• Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. É importante cuidar de quem cuida

Imprensa livre

É importante cuidar de quem cuida

Precisa-se falar sobre as pessoas encarregadas de cuidar da sociedade: a importância do “Cuidar de Quem Cuida”, quando se trata de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio

Região

Ao longo dos últimos anos, a Rede de Proteção à Vida (RPV), em seus mais de cem eventos, palestras e rodas de conversas, nas quais atingiu diversificado público de mais de dez mil pessoas, percebeu algo muito relevante: os profissionais das áreas de segurança (pública ou privada), educação (professores), saúde (equipes médicas), e os próprios voluntários, das mais variadas instituições, precisam igualmente de acolhimento e apoio, pois as situações que enfrentam no dia a dia são tensas, pesadas, exigindo delas cotas de energia física e emocional muito grandes. Se não recebem este apoio, suas vidas podem sofrer impactos negativos, no trabalho e em casa.

Exemplo de ação que deve ser replicada por toda a região, está em andamento executada pela RPV junto ao 9º BPM de Criciúma. Todas as quartas-feiras, desde junho (até outubro), a RPV realiza palestras com dinâmicas motivacionais para todo o efetivo. Os resultados são notáveis. Os policiais e atendentes do 190 são carentes deste acolhimento e apoio emocional, deste despertar para a necessidade premente de estarem bem consigo mesmos, para que suas vidas (que não são fáceis) sejam vividas em equilíbrio e em paz, na corporação, nas ruas, e sobretudo em suas casas.

“O retorno que recebemos deles é altamente positivo. Dentre diversos comentários, ouvimos que as palestras deveriam durar mais’; ‘que o tema é relevante e pouco tratado no BPM’; ‘que o trabalho da RPV não pode parar’, entre outros. Sendo assim, neste Setembro Amarelo, chamamos a atenção da sociedade para que preste atenção na saúde emocional de todos, inclusive daquelas pessoas encarregadas de zelar por nossa segurança, saúde e educação”, explica o voluntário da Rede de Proteção à Vida e do CVV (Centro de Valorização à Vida), Roberto Caldas.

Municipal de Futsal inicia com dez gols em Maracajá Anterior

Municipal de Futsal inicia com dez gols em Maracajá

Família e escola unidas na Festa da Família do Colégio Unesc Próximo

Família e escola unidas na Festa da Família do Colégio Unesc

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.