• Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020
  1. Home
  2. Bem estar
  3. É tempo de travessia

Bem estar

É tempo de travessia

Segundo Fernando Pessoa, há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. 

Estamos em constante transformação. Não somos os mesmos de ontem e nem seremos o mesmo amanhã. Tudo muda, tudo se transforma. Gostos que se alteram, desejos que se intensificam, formas de pensar e agir que mudam... Esse é o grande objetivo da vida: se permitir mudar, seguir o fluxo natural da nossa existência. Ficar preso a uma forma única de ser e estar no mundo é ficar aprisionado ao obsoleto. É ficar à margem de nós mesmos, vendo as infinitas possibilidades de alcançar a felicidade passarem, tão perto mas tão longe. 

O medo nos impede de entrar nessas águas, nos limita, nos restringe a olhar a vida sob um único enfoque. Uma única maneira: somente aquela que conhecemos e sempre vivemos.

É chegado a hora de ampliar esse olhar limitado perante nossa existência. É chegado o momento da travessia: enfrentar aquilo que precisamos, romper com as couraças que nos aprisionam, se permitir vivenciar o novo. Não mais a margem de nós mesmos, mas imersos na possibilidade de ser quem realmente somos. Com uma fluidez na alma: vamos vivendo, sentindo, amando, se transformando... O desconhecido se apresenta e se aceitarmos, nos libertará. 

A lagarta não se contenta em ser lagarta. Ela rompe as camadas mais espessas para ser a melhor de si mesmo. A linda borboleta se faz presente graças a coragem de romper com aquilo que a limita e aprisiona. 

Sejamos todos nós, lindas borboletas, rompendo com aquilo que não faz mais sentido e abrindo assim espaço para que o novo se faça presente. É chegado o momento da travessia: Adentramos ou ficamos à margem, a escolha é única e exclusivamente nossa. Não existe um caminho único na vida, esse caminho podemos construir: caminhando.

 

 

Psicólogo Juliano Cechinel

 

Edson Pisca é o primeiro candidato de Turvo a ser sabatinado pelo Portal Uaaau, TV Sul Catarinense e Sul Notícias Próximo

Edson Pisca é o primeiro candidato de Turvo a ser sabatinado pelo Portal Uaaau, TV Sul Catarinense e Sul Notícias

Santur e prefeitura de Araranguá firma convênio para criação de Parque Ecológico e Turístico do Farol Anterior

Santur e prefeitura de Araranguá firma convênio para criação de Parque Ecológico e Turístico do Farol

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.