• Terça-feira, 20 de Outubro de 2020
  1. Home
  2. Bem estar
  3. Individuação: o grande desafio da vida.

Bem estar

Individuação: o grande desafio da vida.

A individuação é o conceito central da psicologia analítica. Onde este é um processo de tornar-se único, singular. Envolve a diferenciação e o alcance da totalidade.  A possibilidade de expressar no mundo a essência que há em cada um de nós. Esse processo leva ao desenvolvimento da individualidade que nada mais é do que um processo gradual de diferenciação da psique coletiva.  

A individuação, nos dias atuais, é o nosso grande desafio. Vivemos em uma sociedade formatada, onde nossa essência se perde diante dos padrões pré-estabelecidos. Buscamos incessantemente, nos adaptarmos a esse padrão coletivo. Uma sociedade que impõe a busca por resultados externos, nos fazendo acreditar que somos o que produzimos. A busca pelo ter e pelo parecer nos consome a tal ponto que negligenciamos o ser. E esse é o grande objetivo da vida: buscar ser quem realmente somos.

Fazemos parte dessa sociedade e por conta disso não podemos rejeitar todas as normas, mas podemos permitir que nossa essência se expresse no mundo. A medida que vamos nos diferenciando desse coletivo, nossas relações se tornam mais profundas e verdadeiras. 

Todos nós idealizamos uma sociedade melhor, onde exista mais igualdade, fraternidade e as pessoas sejam livres para ser quem são. Mas, para que isso aconteça, precisamos realizar o nosso papel, buscando essa diferenciação e realizando os sacrifícios necessários para alcançarmos tal objetivo. Não sejamos nós, seres adaptados a esse sistema padronizado e doente. Onde apenas reproduzimos padrões coletivos, vivendo uma existência desconectada da nossa alma. Devemos nos conscientizar e com isso assumir a responsabilidade diante do nosso processo. A transformação social que tanto desejamos começa com cada um de nós. Depende do nosso comprometimento individual e coletivo. O processo, de ser quem somos, nos impulsiona ao desenvolvimento e desperta as potencialidades inatas de cada um. Ao mesmo tempo que carregamos as potencialidades que podem transformar e desenvolver o planeta, carregamos aquelas que podem também destruí-lo. Por isso o progresso é uma possibilidade incerta, depende dessas múltiplas variáveis e da conscientização humana. 

Numa visão ampliada diante da humanidade, a valorização das mais diversas culturas, com seus diversos erros e acertos, mas que contribuíram e ainda contribuem no desenvolvimento humano, é fundamental. A busca de um futuro melhor, passa por esse reconhecimento, desse passado cultural. Numa comunicação eficaz e permanente entre passado, presente e futuro, assim como essa comunicação com as diversas singularidades culturais, nas quais todos nós pertencemos. 

Assim, o nosso processo de individuação, caminha paralelamente com nossa ação no mundo. Portanto não devemos nos omitir, diante das nossas responsabilidades sociais. O mundo necessita da nossa colaboração. Através da humanização das relações, da solidariedade e da generosidade. Esse é o caminho para alcançar essa sociedade ideal. Essa é a esperança, a busca de restaurar uma visão de mundo, uma ética. Enfim, quanto mais nos conscientizamos diante dos nossos processos internos, mas conscientes nos tornamos perante nosso papel e lugar no mundo. As mudanças que tanto desejamos estão em nossas mãos.

Somente aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar. Carl Gustav Jung

Psicólogo Juliano Cechinel

Cooperja realiza entrega de mudas em comemoração ao dia da árvore Próximo

Cooperja realiza entrega de mudas em comemoração ao dia da árvore

Históricos do MDB não aceitam aliança com PP Anterior

Históricos do MDB não aceitam aliança com PP

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.