• Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Maracajá mobiliza melhorar nível de imunização contra febre amarela

Imprensa livre

Maracajá mobiliza melhorar nível de imunização contra febre amarela

Maracajá

Até esta semana,  76,6% das pessoas com idades entre nove meses e 59 anos, moradores de Maracajá, se vacinaram e estão imunes a febre amarela. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município cumprir até 30 de dezembro é de 95% da população alvo. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente.

O alerta é da coordenadora da Sala de Vacinas do Centro Municipal de Assistência a Saúde Dejair Rossa (Cemasas), Silvana Bilésimo, explicando que a vacinação ocorre apenas em dois dias da semana, já que os frascos seis horas depois de abertos não podem ser mais utilizados. Assim, a vacinação ocorre nas terças-feiras das 7 às 11h30 e das 13 às 15h45 e nas sextas-feiras das 7 às 11h30.

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver: febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Texto: Gilvan de França | Prefeitura de Maracajá/SC
Tiago Zilli assina novo contrato para Turvo Próximo

Tiago Zilli assina novo contrato para Turvo

Encontro de 3 gerações no esporte Anterior

Encontro de 3 gerações no esporte

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.