• Sexta-feira, 27 de Maio de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Moradores de locais afetados por inundações devem ficar atentos com focos de contaminação

Geral

Moradores de locais afetados por inundações devem ficar atentos com focos de contaminação

Araranguá

Após a enxurrada, que teve seu clímax nos dias 3 e 4 de maio, ocasionando alagamentos e danos em diferentes pontos da cidade, a situação vai gradativamente ficando normalizada em Araranguá. Mesmo com a volta à rotina, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) orienta a população, sobretudo moradores dos locais mais afetados pela intempérie, para que adotem as seguintes medidas:

- Não use água que tiver tido contato com água de enchentes para lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo.

- De acordo com a Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVE), casos de leptospirose costumam aumentar imediatamente após alagamentos e enchentes, quando as águas ainda estão baixando, ou quando as pessoas retornam às suas residências e fazem a limpeza das casas.

- Locais atingidos por inundações devem ficar em alerta, devendo disseminar informações sobre vigilância, prevenção e controle da leptospirose para serviços e profissionais de saúde, além de buscar orientar a população sobre os sintomas, mecanismos de transmissão e medidas para evitar a doença.

- É preciso, também, estar atento à presença de animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões em regiões alagadas. Desabrigados, eles procuram locais secos e costumam invadir as residências, aumentando o risco de acidentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SAMAE - João Carlos Silva 

Consumo nos lares brasileiros cresce 2,59% no trimestre Próximo

Consumo nos lares brasileiros cresce 2,59% no trimestre

Com 28 casos de óbitos por influenza, SC registra baixa procura por vacinas Anterior

Com 28 casos de óbitos por influenza, SC registra baixa procura por vacinas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.