• Quarta-feira, 29 de Abril de 2026
  1. Home
  2. Geral
  3. Parceria da Satc com universidade de Portugal incentiva pesquisa científica

Geral

Parceria da Satc com universidade de Portugal incentiva pesquisa científica

Trocas de conhecimento entre as instituições impulsionam inovações na área de Engenharia Mecânica

Fomentar o intercâmbio de conhecimento e a pesquisa científica, são os objetivos da parceria da Satc com a Universidade de Aveiro, localizada em Portugal. A colaboração entre as duas instituições começou em março já se prepara para colher os primeiros frutos. Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc devem ir para o país europeu em breve. Eles vão estudar um semestre na universidade portuguesa.

O professor e coordenador do pronto 3D da Satc, Daniel Fritzen é um dos idealizadores desta parceria. A universidade portuguesa foi apresentada ao professor por meio do coordenador da faculdade Satc, Jovani Castelan. Em 2013, Fritzen iniciou o doutorado em Aveiro e aos poucos os laços entre as duas instituições foram fortalecidos.  “Para facilitar o intercâmbio entre as duas instituições, formalizamos esse compromisso envolvendo alunos e professores”, ressalta.

A Satc e a Universidade de Aveiro se uniram a Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB) para realizar pesquisas cientificas na área de Engenharia Mecânica. Uma dessas pesquisas é construção de um coletor de energia solar mais eficiente. (https://web.satc.edu.br/2019/10/coletor-de-energia-solar-e-desenvolvido-em-parceria-com-a-satc/)Tudo isso é um projeto de Fritzen com os professores Ricardo José de Souza (Aveiro) e Fábio André Lora (UFRB).

“O Ricardo tem renome internacional e tem destaque na área de engenharia. O Lora é influente na Alemanha. O que nos dá visibilidade da pesquisa científica realizada na Satc e o no Centro Tecnológico (CTSatc) e nos coloca em projeção na Europa”, destaca Fritzen. A parceria vai além dos artigos acadêmicos, o principal objetivo é fazer com que o estudo seja aplicado na prática.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Satc (www.satc.edu.br)

Criciúma entra com ação de inconstitucionalidade contra quarentena Próximo

Criciúma entra com ação de inconstitucionalidade contra quarentena

Viva a Ponte: comércio movimentou cerca de R$ 1,2 milhão durante os sete dias de reabertura Anterior

Viva a Ponte: comércio movimentou cerca de R$ 1,2 milhão durante os sete dias de reabertura

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.