Uma das novidades entre os 23 nomes de pré-candidatos a vereador pelo MDB de Araranguá é o professor Fernando Espindula, ex-presidente do PCdoB Municipal e presidente eleito e reeleito no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Em 2016, Fernando concorreu a vereador contabilizando 576 votos e ficando como suplente. Já em 2018, concorreu a deputado estadual, também pelo PCdoB conquistando 821 sufrágios. Com o licenciamento do titular da cadeira, Ronaldo Soares (ex-MDB, hoje no PDT), Fernando teve oportunidade de legislar durante o atual mandato.
Na Cidade das Avenidas, o pré-candidato a prefeito emedebista é Cesar Antônio Cesa. Quando ainda era filiado ao PPS (Atual Cidadania), César foi vice-prefeito de Mariano Mazzuco entre 2001 e 2004.
Voz do povo vai responder
Pré-candidato a prefeito de Araranguá, Daniel Viriato Afonso (PP), que também é presidente da Câmara de Vereadores, tem afirmado publicamente que esta é a melhor gestão (das três) comandada por Mariano Mazzuco Neto (PP) junto ao Executivo Municipal.
No dia 15 de novembro, o eleitorado terá oportunidade de demonstrar se concorda ou discorda dessa opinião.
Independente do nome (Mariano ou Daniel), o Partido Progressista terá candidato a prefeito e vai tentar a reeleição.
Aguardando votação
Como já promoveu as seis sessões de julho, a Câmara de Vereadores de Araranguá somente vai retomar o calendário de sessões ordinárias no dia 3 de agosto, segunda-feira.
Um dos temas mais complexos que aguarda votação é o que propõe alteração na lei para implantação de condomínios no município. Proposta já foi apresentada, mas ainda não é possível prever quando será apreciada.
Em caso de aprovação – e desde o início desse mandato o governo tem conquistado sucessivas vitórias nas votações – a medida pode impactar setores essenciais como planejamento viário, meio ambiente e mobilidade urbana não só desta, como das futuras gerações.
Até o final da atual legislatura ainda serão realizadas 30 sessões. Dos 15 vereadores, só três -Daniel Viriato Afonso (PP), Igor Batista Gomes (PL) e Cristiano da Silva Costa, o Tano (PSD) - reiteram que vão abdicar de tentar a reeleição na Casa. O motivo deles é o mesmo: aspiram integrar chapas que concorrerão no pleito majoritário.
Debate entre prefeituráveis
Nessa quarta-feira, dia 29, a partir das 19 horas, o Portal de notícias Uaaau (https://www.uaaau.com.br/) vai apresentar um debate entre quatro pré-candidatos a prefeito de Araranguá. O evento, que terá como mediadora a competente comunicadora Karen Suyan, integra o projeto Acelera Extremo Sul.
Estarão frente a frente opinando sobre o “desenvolvimento de Araranguá, os pré-candidatos a prefeito municipal, Ricardo Ghelere, do PRTB (advogado e gestor em Saúde), Daniel Viriato Afonso, do PP (advogado e presidente da Câmara de Vereadores), Cesar Cesa, do MDB (empresário) e Rodrigo Mattos, do PSOL (professor).
Os internautas poderão interagir pelas redes sociais.