• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Projeto criado por alunos de Nova Veneza pode tornar possível intercâmbio com a Itália

Geral

Projeto criado por alunos de Nova Veneza pode tornar possível intercâmbio com a Itália

Com a ajuda do Correspondente Consular e Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza Aroldo Frigo Júnior, o projeto dos alunos está prestes a sair do papel e se tornar realidade.

O Correspondente Consulare Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza Aroldo Frigo Júnior esteve na última semana em Curitiba para uma reunião institucional no Consulado Geral da Itália. Na oportunidade foi tratado sobre o projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Líbero Uggioni do bairro São Francisco, sendo que o mesmo trata de um recurso para intercâmbio oferecido aos alunos.

Segundo Aroldo, o Cônsul Geral Raffaele Festa e o Secretário de Estado da Região do Vêneto - Itália, Adv. Cristino Corazzari receberam o projeto na qual o próximo passo será levar ao Conselho Regional do Vêneto para ver de que forma será dada a continuidade. “Eles irão analisar a parte objetiva para finalizar o projeto de intercâmbio sócio educacional para que assim a região do Vêneto possa disponibilizar 15 mil euros para execução desse intercâmbio, o Consulado da Itália através do Cônsul Geral também irá propor e destinar eventos culturais e artísticos para Nova Veneza. Estamos bastante otimistas e será mais um ponto positivo para divulgar ainda mais Nova Veneza e suas belezas” Explica Aroldo.

Ainda segundo ele o Cônsul afirmou que antes do mês de Maio dará um retorno referente ao projeto.

Entenda o projeto

A Escola Básica Municipal Líbero Ugioni de Nova Veneza apresentou, os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela escola no Projeto Citadella da UNESCO junto ao Ministério da Educação da República Italiana. Idealizado pelo agente consular Aroldo Frigo Júnior, o projeto Cidades Irmãs irá realizar uma espécie de intercâmbio entre alunos de Nova Veneza e Malo, município italiano. Alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da escola conheceram a história dos municípios, visitaram os pontos turísticos de Nova Veneza que remetem a cidade italiana e por fim realizaram uma produção textual.

O projeto é resultado do Pacto de Amizade realizado entre Nova Veneza e Malo e o Decreto da Região do Vêneto, que reconhece Nova Veneza como cidade honorária do Vêneto. Esse projeto iniciou em 2017, quando Nova Veneza foi a Malo. O prefeito esteve lá recebendo o projeto de lei das autoridades da cidade de Malo, que reconheceram Nova Veneza como cidade irmã.

PSDB finaliza roteiro de capacitação no Oeste e segue para o Norte do estado Próximo

PSDB finaliza roteiro de capacitação no Oeste e segue para o Norte do estado

Definidos os semifinalistas do Praiano de Futebol Anterior

Definidos os semifinalistas do Praiano de Futebol

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.