• Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Respirador desenvolvido na Satc será entregue ao Hospital Público

Imprensa livre

Respirador desenvolvido na Satc será entregue ao Hospital Público

Protótipo, que será testado, deve ser o primeiro de cinco respiradores feitos pela instituição

Desde o último dia 23, alunos voluntários e professores dos cursos de Engenharia Mecânica e da Engenharia Mecatrônica da Satc estão trabalhando no desenvolvimento de um respirador para auxiliar no combate a Covid-19. O aparelho é importante para doentes que enfrentam a pandemia do novo coronavírus e precisam de auxílio para respirar. Um protótipo, que já foi desenvolvido e está em fase de testes, deve ser entregue ao Hospital São José ainda esta semana.

“Fomos desafiados a construir um equipamento que ajudasse no combate da Covid-19, e nossa equipe prontamente atendeu e em duas semanas, o que era uma imagem de um aparelho de respiração básico virou um equipamento que vai ajudar no combate ao vírus”, afirma o diretor geral da Satc, Carlos Antonio Ferreira.

A solução de problemas é um dos pilares da formação acadêmica da Satc e, diante de um problema da comunidade, não seria diferente. “Mais do que ajudar no processo delicado como esse, percebemos no olhar e na atitude tanto de alunos como professores um desejo muito forte de contribuir e ajudar na construção de um projeto para solucionar um problema. Todos estiveram muito engajados, trabalharam muito e temos esse protótipo para ser testado. É o primeiro passo de muitos que virão pela frente”, reforça o diretor.

Este é o primeiro de outros cinco respiradores que devem ser produzidos pela Faculdade Satc. “A partir do primeiro que estiver rodando os outros serão feitos em série. A intenção é que outras empresas, que quiserem ser parceiras, possam pegar o projeto e replicar ele em maior quantidade”, explica o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, João Mota. 


Máscaras de proteção também foram desenvolvidas

Paralelo a isso, ganha forma na impressora 3D a máscara facial que é usada por médicos e enfermeiros para a proteção individual. Essa proposta de protetor facial para os profissionais da saúde vem reforçar o apelo global das organizações espalhadas pelo mundo todo que possuem impressoras 3D e estão usando essa tecnologia para ajudar  na proteção ao Covid-19.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Satc (www.satc.edu.br)

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.