• Sábado, 06 de Março de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Situação do CIS/Amesc é gravíssima

Imprensa livre

Situação do CIS/Amesc é gravíssima

Situação do CIS/Amesc é mais grave do que se imaginava. Reunidos na semana passada para deliberar sobre o futuro do órgão, os prefeitos da Amesc tomaram ciência que a entidade está devendo cerca de R$ 16 milhões, o que inclui dívidas sociais, trabalhistas, com fornecedores, dentre outras. Principalmente os prefeitos de primeiro mandato, que venceram as eleições de 15 de Novembro pela oposição, estão indignados com a situação, pois não se sentem responsáveis pelo rombo acumulado nos últimos anos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde. Dos prefeitos de segundo mandato, Eder Mattos (PL), de Meleiro, também se exime. “Se fizeram coisa errada, não participei”, ressalta.  

 

Heriberto Schmidt assume hoje na Amesc  

Ex-prefeito de Turvo por três mandatos, e ex-Secretário do Desenvolvimento Regional, Heriberto Afonso Schmidt (MDB), assumirá hoje a Secretaria Executiva da Amesc, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, no lugar de Moacir Rovaris. Depois de 37 anos de Casa, Moacir solicitou sua saída para desfrutar da aposentadoria. De imediato, o prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), que é o atual presidente da Amesc, indicou Heriberto para o cargo, contando com o apoio dos demais prefeitos da Associação para isto. 

Heriberto estava atuando como assessor do deputado federal Celso Maldaner, atual presidente estadual do MDB. O comunicado da saída da assessoria foi feito na semana passada, de modo a permitir com que os trabalhos na Amesc começassem de imediato.  

Basicamente, o Secretário Executivo da Amesc é o responsável pelos trabalhos cotidianos da Associação, respondendo de forma corriqueira pelo andamento das atividades da entidade, ao lado do presidente. Por sua vez, a Amesc é o órgão que unifica os interesses coletivos das prefeituras do Extremo Sul Catarinense, e representa o colegiado dos municípios junto ao Governo do Estado e o Governo Federal.  

 

Heriberto diz que vai aguardar orientações   

Novo Secretário Executivo da Amesc, Heriberto Schmidt, diz que vai aguardar as primeiras orientações dos prefeitos, e, em especial, do presidente da Associação, o prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), para saber como serão encaminhados os trabalhos neste ano, e quais as ações mais emergências a serem tomadas pela entidade, em defesa dos interesses das prefeituras da região. Em princípio, o grande dilema da Amesc está ligado ao CIS/Amesc, já que várias prefeituras o abandonaram ao longo dos últimos meses. Por conta disto, será natural a concentração de esforços neste tema, neste primeiro momento, para solucionar a situação.   

 

Justiça Federal mantém prisão de Júlio Garcia  

Não adiantou muito Assembleia Legislativa ter aprovado soltura do presidente da Casa, deputado Júlio Garcia (PSD), que vinha cumprindo prisão domiciliar preventiva, por conta de seu suposto envolvimento em um esquema de corrupção dentro de gestões governamentais passadas. A prisão havia sido arbitrada com base em investigações da PF na segunda fase da Operação Alcatraz. Com a votação na Assembleia, a Justiça Federal emitiu novo mandato de prisão, desta vez com base na primeira fase da Operação. A prisão agora, no entanto, é cautelar. Em princípio, a Assembleia não tem competência para soltura deste tipo de prisão.  

 

MDB assimilou bem candidatura de Tiago Zilli a estadual  

Repercutiu bem nas bases do MDB regional afirmação do ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), de que deverá se colocar a disposição do partido para concorrer a deputado estadual ano que vem. Este anúncio está previsto para acontecer no mês que vem. Líderes emedebistas com quem conversei apoiam a ideia. Muitos, no entanto, já estão comprometidos com deputados estaduais de outras regiões, a exemplo de Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Ada de Luca (MDB), da região de Criciúma, e Volnei Weber (MDB), da região de Tubarão. AS candidaturas de fora são o principal entrave a ser enfrentado por Zilli dentro do MDB.

Autoprosul faz carreata para divulgação de campanha Próximo

Autoprosul faz carreata para divulgação de campanha

Gabriel Totti, o sertanejo que movimentou os estoques de sangue e plaquetas do Hospital de Câncer de Goiânia Anterior

Gabriel Totti, o sertanejo que movimentou os estoques de sangue e plaquetas do Hospital de Câncer de Goiânia

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.