• Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Uma manhã especial

Imprensa livre

Uma manhã especial

Alunos da Apae de Araranguá passaram uma manhã no Mandala Beach Pub, em Arroio do Silva. O passeio faz parte de um projeto de inclusão social da associação

Araranguá/Arroio do Silva

No final do mês de janeiro um grupo de 20 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araranguá participou de uma manhã diferente no Mandala Beach Pub, em Arroio do Silva. Eles conheceram o bar, que fica na beira da praia, dançaram, brincaram, lancharam e, principalmente, se divertiram muito.

A orientadora pedagógica da Apae, Eunice dos Santos, explicou que a instituição trabalha desenvolvendo a inclusão da pessoa portadora de deficiência e a intenção da visita ao Mandala foi incluir os alunos no ambiente social. "Este ambiente é um bar, mas a gente traz eles durante o dia, para eles terem noção de como funciona, vamos levar eles em outros locais também", declarou.

Ainda, segundo Eunice, em anos anteriores não havia tanto espaço aberto na sociedade para o aluno especial e a instituição está buscando novas parcerias, para que novas turmas possam participar de experiências fora da sede da associação. "A função do projeto é fazer com que os alunos se sintam reconhecidos pela sociedade e que se sintam bem, valorizados. Vamos trabalhar com diversos grupos, hoje estamos trazendo este grupo, outro dia vamos levar outro, em outro ambiente", esclareceu.

A orientadora pedagógica contou que cerca de 200 alunos frequentam a Apae de Araranguá e que as atividades externas devem ser planejadas de acordo com a possibilidade dos estudantes. "Conforme a deficiência de cada pessoa, a gente procura um ambiente que seja melhor para que ela fique e que se sinta bem", revelou.

O presidente da Apae, Deonel Alves da Silva, falou da parceria com o grupo Mandala. "Quando se fala em inclusão, não é só a inclusão na saúde, mas também a inclusão social, neste ponto que eu quero agradecer ao Mandala, por abrir este espaço para nossos alunos, não todos, mas uma parte, para nós já é de muita alegria. Normalmente o aluno especial fica acondicionado, ou na casa ou na Apae, ou sai com o pai, ou sai com a mãe, e este entretenimento abre o horizonte deles", agradeceu.

Segundo Jonas da Rocha, sócio proprietário do Mandala, o bar procura interagir com todas as pessoas possíveis, com pessoas de todas as idades e com famílias, segundo ele, é um local para todos. "Fomos procurados pela Ju (Juliana Grisardi Carvalho, assistente social da Apae), que solicitou a parceria do Mandala com a Apae, para que os alunos tivessem uma manhã especial. O Mandala veio para somar, para servir de ferramenta de inclusão social e imediatamente nós aceitamos. É uma experiência nova para nós também e estamos abertos para novos encontros", disse.

O que acharam os alunos

Eriel Elias da Silva é aluno da Apae de Araranguá e disse que gostou do passeio. "É a primeira vez que venho com meus amigos em um bar, na beira da praia", comemorou. Já o aluno Alex da Rosa Américo tem um grupo de amigos e apesar de passear com eles, nunca tinha ido com a turma na praia. "A gente gosta muito da Apae e agradece muito a oportunidade que eles estão dando para nós, é a primeira vez que viemos juntos na praia", contou. Eliseu da Silva, também estudante da Apae e achou o Mandala muito chique. "É a primeira vez no Mandala, é chique, é show, é uma oportunidade que eu nunca tinha tido, só tenho a agradecer", revelou.

PM promove praças Anterior

PM promove praças

Deputados eleitos são empossados Próximo

Deputados eleitos são empossados

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.