• Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
  1. Home
  2. Moda e Beleza
  3. Seus cabelos e o verão!

Moda e Beleza

Seus cabelos e o verão!

Olá leitoras! Achei justo iniciar minha coluna usando este tema tão polêmico e que gera tantas dúvidas, para esclarerescer algumas delas e dar dicas que serão úteis, baratas e possíveis para realidade de qualquer um. O verão é a estação do ano que estamos mais expostos aos danos capilares. Por isso, sem dúvidas, é o momento que devemos ter cuidados redobrados com a saúde dos cabelos. A salinidade do ar e da água da praia, o cloro e o próprio sol acabam sendo acompanhados de cabelos ressecados, danificados e com as famosas pontas duplas. Mas nem tudo está perdido, existem cuidados e maneiras de reduzirmos, ou até mesmo, zerarmos estes danos.

Cuidados básicos que devemos ter com os cabelos durante o verão.

1. Sempre enxaguar os cabelos em água abundante todas as vezes que forem expostos à piscina, mar, lagoa. Isso ajudará a remover os resquícios salíneos e do cloro, diminuindo o ressecamento.
2. Manter o couro cabeludo e cabelos sempre limpos. O próprio suor somado ao calor ajuda a proliferar caspas e seborreias, além de amarelar os fios, principalmente os tingidos.
3. Usar leave-ins fotoprotetores ou protetor solar para cabelos. mesmo num dia nublado. É preciso investir na proteção das madeixas. Aplique o produto nos fios secos ou úmidos pelos menos 30 minutos antes de se expor ao sol. O chapéu também ajuda a proteger os fios e dá um charme especial.
4. Evite manter as cabelos presos enquanto úmidos e a água quente durante as lavagens. Cabelos presos quando estão úmidos, se expandem e repelem durante a secagem variando de acordo à temperatura, ou seja, podem se tornar quebradiços e opacos através desta ação. Mantenha seus cabelos soltos para que os fios sequem naturalmente e preferencialmente, evite o uso do secador nesta estação.
5. Evite processos químicos durante o verão. Os mesmos requerem certa oxidação e abrem os poros e as cutículas, facilitando o acesso do sal e do cobre das piscinas.
6. Mantenha seus cabelos sempre hidratados. Mesmo com a alta umidade relativa do ar, os cabelos tendem a ressecar durante esse período. Portanto, mantenha as hidratações com a frequência necessária para o seu tipo de cabelo.

As loiras, os cabelos tingidos e o verão.

Ser loira no verão requer muito mais cuidados com os cabelos, pois cabelos loiros não combinam com piscina, água do mar e nem com o excesso de exposição aos raios solares. Os cabelos loiros têm menos pigmentos e tendem a ser mais finos, leves e a armarem com maior facilidade. Além disso, tendem também a ressecar com mais facilidade. Pensando no bem-estar dos fios, o ideal é não abrir a tonalidade dos cabelos nessa época, pois os cabelos sairão prejudicados no final do verão.
Para fios tingidos ou descoloridos, as hidratações devem ser mais intensas. Faça uma hidratação pelo menos uma vez por semana. Entre as hidratações, use ampolas (hidratação intensiva): elas são práticas e dão um bom resultado.
Use sempre produtos específicos para cabelos tingidos e aplique leave-in nos cabelos úmidos para evitar os arrepiados. Shampoos tonalizantes também dão uma boa ajuda, eles não agridem os fios, dão brilho e ajudam reavivar a cor.
Se ao voltar da praia você pensou em ir direto ao cabeleireiro para retocar a cor ou então fazer isso em casa mesmo, desista.  O ideal é fazer uma hidratação intensiva antes da coloração.

Dicas de ouro

1. Lavar os cabelos abundantemente com uma colher de vinagre em um copo de água ajuda a tirar a cor verde dos cabelos que tiveram contato com a piscina.
2. Lavar os cabelos todos os dias não causa nenhum dano, desde que eles não fiquem molhados por muito tempo ou haja movimentos muito bruscos na hora de secar e pentear o cabelo.

Roberto Larocca Cabeleireiro
Centro Estético Ester Rebello

Fone (48) 3522-1263

É tempo de Reflexão e Transparência Anterior

É tempo de Reflexão e Transparência

Araranguaense Taiane Pereira Próximo

Araranguaense Taiane Pereira

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.