Fashion Revolution é um movimento global por uma moda mais limpa e justa para todos.
Acreditando no poder de transformação positiva da moda, tem como principais objetivos conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.
Se deu início quando um conselho global de profissionais da moda se sensibilizaram após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.
Assim iniciou-se o processo de descoberta de uma longa jornada que envolve milhares de pessoas em todas as etapas da cadeia de produção e consumo: desde o agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos, passando pelo costureiro até o descarte. Engajando um movimento de conscientização de que a compra é apenas o último passo desta jornada por trás das roupas que vestimos.
A semana Fashion Revolution 2019 acontece dos dias 22 ao dia 28 de abril em mais de 100 países ao redor do mundo com atividades diversas, como palestras, trocas de roupas, oficinas e painéis de discussão. Para saber mais procure pelos representantes oficiais nas universidades com cursos de moda da sua cidade.
Para participar da campanha nas redes sociais é simples:
1. Tire uma foto com a etiqueta da marca que está vestindo
2. Tagueie o @ da marca e pergunte utilizando as hashstags #QuemFezMinhasRoupas #FashionRevolution
3. Poste e faça parte da revolução!
Não esqueça de divulgar o movimento marcando @fash_rev_brasil