Estima-se que 10 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos todos os anos, a previsão para 2050 é que haja mais plástico que peixes nos oceanos. Isso implica em danos irreparáveis para a vida marinha afetando diretamente o ecossistema.
A Modefica, primeira plataforma de moda e comportamento com foco em sustentabilidade e futuro, é a responsável pelo lançamento da campanha #MenosPlásticoMaisPlaneta, que veio para falar sobre como podemos fomentar mudanças para um uso mais responsável do plástico. Vale a pena ficar de olho na hashtag do movimento.
O plástico não necessariamente é ruim, mas a forma como estamos abusando dele sim. Quando o assunto é carnaval, quanto mais brilho melhor, mas você sabe do que o glitter ou a purpurina são feitos? Nada mais são que pequenas partículas de plástico e alumínio, e por terem até 5 milímetros de diâmetro o microplástico não consegue ser filtrado pelo ralo e cai direto nos oceanos, eles entram para cadeia alimentar ao ser ingerido por peixes, e não afeta somente aos animais marinhos, pois para quem consome peixe, (#GOVEGAN fica a dica) o plástico contém substâncias perigosas como o Bisfenol ou BPA, relacionadas ao desenvolvimento de câncer e problemas no sistema imunológico humano.
Mas vamos falar de coisa boa? Para sanar a vaidade do brilho no carnaval existem glitters biodegradáveis que cumprem a função para você fazer a Deusa amiga da natureza. O bioglitter geralmente se dissolve em contato com a água e por digestão microbiana do solo, mas não derrete no suor. Aposte em marcas como @contemglitter, @purabioglitter e @glitra.bio.