• Sábado, 18 de Maio de 2024
  1. Home
  2. Moda e Beleza
  3. Tudo sobre o couro cabeludo

Moda e Beleza

Tudo sobre o couro cabeludo

Primeiramente, precisamos conversar um pouco sobre a fisionomia do couro cabeludo (mesmo que tenhamos que falar sobre termos mais técnicos). Veja: podemos definir o couro cabeludo como o conjunto de tecidos moles que cobrem o crânio — em outras palavras, bem mais gerais, ele é a pele que cobre o crânio e que tem cabelo!

Esse revestimento é dividido em cinco camadas. No entanto, as três primeiras chamamos de couro cabeludo (justamente por elas estarem muito unidas). Entenda quais são elas:

1. Couro cabeludo com três camadas:
* pele (epiderme e derme);
* tecido conjuntivo denso (composto por adiposo e traves fibrosas densas) e;
* gálea aponeurótica.
1. Tecido conjuntivo frouxo.
2. Periósteo ou pericrânio.
O couro cabeludo tem funções fundamentais no nosso corpo. Ele serve de barreira física, isolante térmico e também como proteção imunológica.

Couro cabeludo sensível

Muito provavelmente você já ouviu falar de alguém que tenha o couro cabeludo sensível, certo? Isso significa que qualquer pressão pequena nessa região, já é um total desconforto.
É muito comum as pessoas terem dor ou algum tipo de sensibilidade nessa região. Por isso, se você sente que tem o couro cabeludo sensibilizado, é fundamental avaliar a causa para realizar o tratamento mais adequado. Isso porque pode ser um sinal de um problema mais grave.

O que causa sensibilidade

Existem diversas causas para o couro cabeludo sensível. Por isso, é preciso identificar o seu caso para evitar maiores complicações. Veja quais são elas:

Exposição Solar
Acontece quando as pessoas não utilizam protetor solar capilar e se expõe ao sol. Isso acontece principalmente com pessoas que tem calvície ou apresentam transparência e falhas no cabelo.

Excesso de oleosidade
Pessoas que têm excesso de oleosidade na pele também podem sentir desconfortos provenientes do couro cabeludo sensível. Isso acontece porque a dermatite seborreica (caspa) deixa a região mais sensível e dolorida.

Química
Pessoas que realizam procedimentos químicos (alisamentos, relaxamentos, tinturas)  de baixa qualidade podem ter o couro sensibilizado. Isso acontece porque alguns produtos químicos podem inflamar ou até mesmo queimar. É muito importante ressaltar que alguns desses procedimentos podem trazer danos irreversíveis.

Quais são as doenças do couro cabeludo
Existem diversas doenças e patologias que podem afetar o couro cabeludo.
Nenhuma delas apresenta riscos de saúde graves, contudo apresenta insegurança emocional e perda da autoestima — fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é a mais conhecida das doenças capilares, popularmente chamada de caspa. Ela está relacionada com a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Outro fator que pode causar a doença é a proliferação de fungos e bactérias que causam uma resposta inflamatória. Nesse caso, aparecem regiões avermelhadas na pele juntamente com a coceira.
Existem outros fatores que podem causar a dermatite seborreica, tais como:

* Genética;
* Alergias;
* Estresse emocional;
* Bebidas alcoólicas;
* Alguns tipos de medicamentos;
* Excesso de oleosidade.

Vale ressaltar que a doença não é contagiosa, tampouco, ocasionada pela falta de higiene no local.

Tratamento para a dermatite seborreica

O acompanhamento de um médico dermatologista é fundamental para observar a evolução da doença e também para ajudar a identificar a causa. Em geral, recomenda-se o uso de xampus adequados e específicos, de 3 a 4 vezes na semana.

Psoríase

A psoríase está relacionada ao sistema imunológico e também à genética. Nesses casos, apresentam placas avermelhadas e descamativas que aparecem pelo corpo. Normalmente, ela se destaca em regiões como o joelho, cotovelos e couro cabeludo. A psoríase não é uma doença contagiosa.

Tratamento para a psoríase

Infelizmente, não há uma cura ou prevenção para a doença. Apesar disso há algumas maneiras para diminuir a manifestação da doença: não beber, não fumar, manter uma alimentação saudável e evitar o estresse. Além disso, é fundamental agendar uma consulta ao médico dermatologista para indicar o melhor tratamento.

Foliculite

A foliculite é uma inflamação de um ou mais folículos pilosos. Eles acontecem em diversos lugares do corpo, inclusive, no couro cabeludo. A doença é causada por infecção bacteriana, fúngica ou viral. Ela pode ser superficial ou profunda.

Veja qual é o tratamento para a foliculite

É preciso que um médico dermatologista avalie a região para conferir em qual estágio a doença se encontra. Dependendo do problema, a foliculite só pode ser curada por meio de antibióticos.

Líquen plano capilar

Essa doença é muito perceptível em virtude da coceira e inflamação. Ela vem acompanhada de bolinhas arroxeadas no couro cabeludo. As suas causas ainda não são muito conhecidas, contudo há algumas hipóteses: neurológica, psicogênica, imunológica e também a exposição a metais pesados (ouro e mercúrio).

Tratamento para o líquen plano capilar

É fundamental comparecer a uma consulta dermatológica para confirmar a doença e obter o melhor tratamento. Normalmente, são indicados o uso de corticoides para evitar a perda total dos cabelos.

5 cuidados com o couro cabeludo

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o conceito de couro cabeludo e também sobre o couro cabeludo sensível, vamos conferir alguns cuidados que fazem toda a diferença?

1. Lave bem

Por mais que você goste de um banho quente para relaxar, habitua-se a diminuir a temperatura.
Isso porque os banhos quentes costumam detonar o couro cabelo. Isso acontece porque a água quente estimula a ativação de glândulas sebáceas (responsáveis pela oleosidade).
Além disso se você costuma lavar o cabelo todos os dias, também é um risco: o excesso de lavagem retira a oleosidade natural e isso estimula as glândulas a trabalharem mais para compensar a falta de sebo. Pode dar a impressão de que lavar o cabelo todos os dias vai retirar a oleosidade mas acontece o contrário: o aspecto engordurado vai acontecer em dobro e ainda pode obstruir os poros que dão passagem ao fio de cabelo e ressecar os fios.
Por isso, utilize a temperatura entre morna e fria, em dias alternados. Ah! Use shampoo sem sal.
Outro detalhe muito importante é não utilizar as unhas para lavar os cabelos (elas podem ocasionar diversas feridas e provocar infecções). Sempre massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos.

2. Enxágue bem

O acúmulo de produtos na raiz do seu cabelo pode entupir os poros (folículos pilosos) do couro cabeludo. Normalmente, isso acontece quando você utiliza produtos 2 em 1 (shampoo e condicionador na mesma fórmula). Esses produtos são muito difíceis de serem removidos do cabelo, deixando resquícios.
Além disso, os condicionadores e cremes jamais devem ser aplicados diretamente na raiz do cabelo, somente nas pontas e sempre retirados por completo.

3. Hidrate

Você já sofreu com o ressecamento do couro cabeludo? Especialistas recomendam que algumas descamações podem ser causadas pela queda de temperatura. Normalmente, quando é muito frio, o couro costuma sofrer com o ressecamento e acontecer a descamação.
Para isso, invista em produtos específicos que hidratam o cabelo, mas não o deixam com o aspecto ensebado.

4. Proteja o couro cabeludo da chapinha

Sabemos que muitas pessoas não conseguem ficar longe da chapinha. Se esse for o seu caso, é fundamental proteger os cabelos com um bom protetor térmico específico para o seu tipo de cabelo.

5. Invista em uma alimentação saudável

Não é nenhuma novidade que investir em uma alimentação saudável traz mais qualidade de vida e bem-estar, não é mesmo? O que talvez você não tenha percebido é que ela também influencia na saúde dos seus cabelos.

Por isso, opte por uma dieta que seja rica em aminoácidos e proteínas, porque isso estimula o crescimento dos fios. O zinco, presente nos frutos do mar, nozes e cerveja. Outra dica é investir no ômega-3 e no ômega-6 que ajudam na hidratação.

Cuidar do couro cabeludo e da saúde dos cabelos é uma preocupação de todos.

Roberto Larocca atualmente trabalha no Centro Estético Ester Rebello, na Galeria Brasil, centro de Araranguá -SC. Para agendamentos, entrar em contato pelo número 48 99682-9909

Neovenezianos irão representar a região sul na eleição do Conselho Estadual de Cultura Próximo

Neovenezianos irão representar a região sul na eleição do Conselho Estadual de Cultura

Veja os erros que atrapalham você emagrecer Anterior

Veja os erros que atrapalham você emagrecer

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.