O dinamismo que a vida nos impõe promove impacto em todas as dimensões da nossa existência e com a carreira não é diferente. As organizações estão diante da necessidade de repensar e redesenhar seus modelos, processos, estruturas, culturas e claro, como conduzir as pessoas em meio a tudo isso.
E é óbvio que as pessoas não vão apenas assistir de camarote estas mudanças, elas precisam conduzí-las. Isso demanda iniciativa e esforço. A iniciativa no sentido de dar os passos necessários para ser protagonista diante das mudanças. Para isso, refletir sobre as opções que se quer perseguir e quais precisam ser deixadas para trás quando o foco é a sua própria carreira. Protagonizar a própria carreira é se colocar como o principal responsável, como o protagonista da sua trajetória profissional.
A palavra “protagonista” deriva do grego protagonistes, de protos, “primeiro ou principal”, mais agonistes, “lutador, competidor”.
As organizações precisam, para lidar com o mundo incerto e volátil, de pessoas autogerenciáveis.
É importante deixar claro que protagonismo não tem nada a ver com individualismo, afinal, só crescemos quando as pessoas ao nosso redor crescem conosco.
E se você não sabe por onde começar, seguem algumas dicas:
1- Acreditar que o principal responsável pela construção de uma carreira, independentemente do ambiente e cultura, é você mesmo.
2- Defina o que é para você sucesso na carreira e como podes promovê-lo.
3- Mantenha um plano de ação para concretização de seus objetivos, permitindo fazer as alterações necessárias;
4- Invista em você mesmo. Invista tempo e energia para conhecer mais sobre você, como: o que gosta e o que não gosta, o que faz muito bem, que características o diferenciam no ambiente em que você está inserido;
5- Se desenvolva continuamente, não existe protagonismo sem conhecimento.
6- Aprenda com seus sucessos e fracassos.
7- Entenda, não existe receita mágica, para protagonizar sua carreira cada parte no seu processo de crescimento e aprendizado será importante.
Fuja dos pensamentos vitimistas e que terceirizam a responsabilidade de sua carreira. Você está em uma empresa, mas não sabe até quando. Pensar neste formato lhe ajuda a compreender que sua carreira é sua responsabilidade.
Tomar as rédeas da sua vida profissional dominando os medos que fazem parte do processo são, sem sombra de dúvida, a melhor coisa que você pode fazer pela sua carreira, sem garantias, mas com a consciência de que os resultados foram consequência de suas escolhas, acertos e erros. Protagonize!
Foto: pressfoto | www.freepik.com