A Cooperja entregou na última sexta-feira (01/11) ao município de Praia Grande e região uma moderna indústria de rações Pet Foods.
A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da Cooperja e Ocesc, Vanir Zanatta, vice Antônio Moacir De Noni, Diretor de Varejo Diego Paganini e Evandro Daniel Gerente da unidade.
Além das demais autoridades como o prefeito em exercício de Praia Grande Roque Speck, Deputado Estadual José Milton Scheffer, presidente da Amesc Moacir Francisco Teixeira, Superintendente da agência BRDE de Santa Catarina Marcone Souza Melo, e o Pároco da Paróquia São Sebastião de Praia Grande, padre Élisson Custódio Borges.
Ainda registro da presença de presidentes de cooperativas e sindicatos da região.
Com atendimento especializado, bem equipada a nova unidade conta com 2.300m² de área construída, e terá capacidade instalada inicial de 1000 toneladas/mês por turno e espaço fabril para expansão, tendo como principal atividade a fabricação de rações extrusadas para cães, gatos e peixes, apresentando em sua linha de produção máquinas de última geração e sistemas totalmente automatizados, garantindo segurança e rapidez nos processos produtivos.
Foram mais de 40 milhões em investimentos nas duas unidades, sendo parte no recebimento, secagem e armazenagem de arroz e outra parte para construção da unidade industrial de rações. Sendo destes 35 milhões com recursos do BRDE.
Para o presidente Vanir Zanatta, a cooperativa entra em um novo ramo de negócio, o mercado pet, que está em franco crescimento.
A Cooperja tem subprodutos de arroz e também recebe milho de seus associados, que, parte deles serão utilizados nesta indústria, agregando valor aos produtos.
Queremos participar desse mercado, não apenas pelos resultados financeiros, mas para fazer a economia circular, cada vez mais forte, valorizar o cooperativismo com um produto de qualidade e oferecer saúde a nossos animais domésticos.
A nova indústria está localizada na SC- 108, importante ligação Estadual em Praia Grande, contará com laboratório próprio e modernos equipamentos, como o NiRS, para o controle de qualidade das matérias-primas recebidas e dos produtos elaborados, trazendo agilidade e confiabilidade para todos os clientes.
Segundo o Gerente da unidade Evandro Daniel a cooperativa já possui fábrica de rações desde 2015, e esta unidade é ampliação daquela fábrica já existente, com a possibilidade agora para produzir rações para todos os tipos de animais.
“O novo investimento tem como objetivo colocar produtos de excelente qualidade a disposição dos clientes e cooperados, diversificando os negócios, e atendendo as demandas crescentes do mercado de rações, principalmente para cães gatos e peixes”, explica Daniel.
A composição das fórmulas das rações terá os coprodutos do arroz como base, um ingrediente nobre para a alimentação de cães e gatos, assim como o uso dos guias nutricionais europeus nos níveis de garantia dos nutrientes das rações, para assim proporcionar a melhor nutrição aos pets.
A marca Nutripeixe, e as marcas Bone e Mopi, para cães e gatos, lançadas no ano passado pela Cooperativa, além da ampliação do portifólio, com o breve lançamento da linha da marca Doodle, compõe as importantes marcas da Cooperja, em se tratando da linha Pet Foods.