• Domingo, 28 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Opinião: Tarifa social do SAMAE

Política

Opinião: Tarifa social do SAMAE

Antiga promessa de diferentes gestões, a tarifa social para a cobrança do serviço público de água e esgoto está na eminência de sair do papel em Araranguá. A expectativa, agora, recai sobre a definição da data em que ocorrerá a sanção e posterior publicação da matéria, que assim seria transformada em lei municipal.

O novo benefício pode gerar descontos de, até 50% sobre o valor da tarifa normal, dependendo do consumo da unidade e consequente valor da taxa.

Esta ação é resultado de uma verdadeira “força tarefa” suprapartidária, que mobilizou diferentes setores e lideranças, incluindo o Governo Municipal liderado pelo prefeito Cesar Cesa (MDB) e pelo vice-prefeito Tano Costa (PSD), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), cujo o diretor geral é Jairo do Canto Costa, Jairinho e o suplente de vereador Ozair da Silva, Banha (PT), este último autor do anteprojeto sobre o tema, aproveitando a sua permanência temporária permanência na cadeira da Casa Legislativa.

Em vários municípios já houve adoção da tarifa social, porém os requisitos exigidos para adesão são mais rigorosos, impossibilitando a participação de milhares de contribuintes. Em Araranguá foi feita a flexibilização destas condições, proporcionando que mais famílias com baixa renda possam usufruir deste desconto na tarifa. Além de oportuna, a implantação da tarifa social demonstra sensibilidade, num momento de dificuldade financeira, agravado especialmente em decorrência da pandemia do Coronavírus.

A tarifa social do SAMAE de Araranguá possui alguns diferenciais em relação ao mesmo modelo implantado nos demais municípios.

O principal deles é que, na Cidade das Avenidas, o novo modelo propõe a inclusão de duas variantes: a primeira destinada aos consumidores que utilizarem até 10 metros cúbicos de água e a segunda aqueles que usarem até 20 metros cúbicos de água.

E não é só isso! Os imóveis abrangidos por esta lei poderão ter até 70m2, contrastando com a realidade da maioria das demais cidades, onde as edificações devem possuir, no máximo, 40 metros quadrados.

Além disso, a proposta estabelece que, os usuários que tiverem comprovado vazamento de água na residência cadastrada - independentemente se for decorrência de sua ação ou omissão - poderão basear-se da média do consumo dos últimos seis meses para calcular o valor da quitação desse débito.

Para solicitar a concessão da tarifa social do SAMAE, é essencial estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Isso inibe uma possível tentativa de privilégios e, ao mesmo tempo, representa um mecanismo que ajuda na redução das despesas, contribuindo para amenizar a “agonia financeira” dos cidadãos menos afortunados economicamente.

Enfim, no momento em que convivemos com constantes aumento de preço no litro da gasolina, gás de cozinha, alimentos, tarifa de energia elétrica e elevadas taxas bancárias, a iminente implantação da tarifa social do SAMAE representa um verdadeiro oásis em meio ao deserto.

O economista e religioso dominicano francês, Louis-Joseph Lebret (1897-1966), ou simplesmente, padre Lebret, já preconizava que: “Política é a arte, a ciência e a virtude do bem comum.”

CDL firma convênio com Unesc para beneficiar associados Próximo

CDL firma convênio com Unesc para beneficiar associados

Suzi Canela Becker assume cadeira na Câmara de Araranguá Anterior

Suzi Canela Becker assume cadeira na Câmara de Araranguá

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.