Deputado estadual Tiago Zilli (MDB) está apostando no crescimento de seu partido diante das eleições municipais do ano que vem. De acordo com ele “o MDB entendeu o recado das urnas nas últimas eleições, aprendeu com seus erros, e está atento ao clamor das ruas”. O parlamentar diz que o MDB deverá estar bem mais organizado em 2024 do que esteve em eleições passadas. Ressalta que o partido tem feitos reuniões constantes nos mais diversos municípios da região e que deverá entrar já no próximo ano com vários nomes de pré-candidatos a prefeito e a vice definidos.
Além das candidaturas naturais à reeleição, como é o caso do prefeito César Cesa, em Araranguá, e da prefeita Gislaine Cunha, em Sombrio, Tiago ressalta que em vários municípios os encaminhamentos para 2024 já estão bem adiantados. Ele cita como exemplo o município de Jacinto Machado, onde o empresário Sander Just, recentemente filiado ao MDB, deverá concorrer ao executivo municipal defendendo um terceiro mandato consecutivo para o partido. O deputado também cita o caso de Turvo, onde o MDB deverá definir quem será seu candidato a prefeito no mês de janeiro, lançando a pré-candidatura do MDB turvense já no início do próximo ano.
De acordo com Tiago Zilli, o MDB deverá ampliar o número de prefeitos e vices eleitos em nossa região no pleito de 2024. Em 2020 o partido elegeu cinco prefeitos e três vice-prefeitos. Em maio passado o prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia deixou o MDB e se filiou ao PL, e o partido passou a administrar, então, quatro prefeituras. Para o deputado este número deverá aumentar de forma substancial, mas ele prefere não apontar percentuais. Nos bastidores, no entanto, o MDB trabalha com a possibilidade de eleger entre seis e sete prefeitos em 2024. A aposta é que nos quatro municípios onde o MDB já tem prefeito na atualidade o mandato será mantido, e que haverá a ampliação de mais duas ou três prefeituras para o partido na próxima eleição.
Finais
Vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, assinará ficha de filiação no PL, hoje, em Florianópolis. O ato acontecerá na sede do PL Estadual, com a presença do govenador Jorginho Mello (PL). Em princípio, Jonatã teria sua ficha de filiação abonada por ocasião da vinda do governador a Balneário Gaivota, o que deveria acontecer nos próximos dias. Os desastres naturais que acometeram Santa Catarina nos últimos dias, no entanto, fizeram com que Jorginho Mello tivesse que adiar muitos de seus compromissos, e sua vinda a Gaivota não tem data prevista para acontecer. O ato de filiação também terá a presença de lideranças estaduais do PL, assim como do Coordenador Regional do partido, André Fernandes. A Coordenação do PL também tem conversado com outras lideranças regionais, objetivando suas filiações a legenda. Uma destas lideranças é o prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, atualmente filiado ao PSDB.
Uma comitiva composta por lideranças políticas e empresariais de Jacinto Machado e Praia Grande, além do deputado estadual José Milton Scheffer (PP), se reuniu ontem com representantes da Setep, empresa que venceu o processo licitatório para a pavimentação asfáltica da SC-108, no trecho que compreende os dois municípios. A comitiva procurou se inteirar quanto as intenções da Setep em relação a obra, que está parada desde dezembro do ano passado. O fato é que a gestão estadual passada lançou edital de licitação sem prever a necessidade de utilização de seixo rolado na obra, um erro mais do que primário. O atual governo já fez licitação para comprar o seixo. A empresa, no entanto, diz que é necessário a revisão de outros itens no contrato, para que a obra possa ser retomada. Nos próximos dias técnicos da Setep deverão se reunir com técnicos do governo para discutir a situação.