A Elaine Salvaro sempre teve vontade de ser uma doadora de sangue, porém, por alguns motivos nunca conseguiu ir até o hemosc.
O projeto teve início por volta de setembro de 2020, quando ela conheceu o Projeto de Jacinto Machado e foi com eles até o hemosc.
Chegando lá, conheceu a Regina, responsável pela captação de doadores que a incentivou a criar um grupo de Whatsapp para organizar as pessoas do Turvo que iriam fazer as suas doações. Com ajuda da Secretaria de saúde do Turvo, conseguimos montar alguns grupos. O grupo aos poucos foi crescendo até que ela conheceu a Maiara Moro Sacon, que já era doadora e entrou no projeto. Foi então que surgiu a ideia de criar o grupo no Instagram @doadoresdeturvo.

Elaine e Maiara passaram então a cuidar do projeto e cada vez buscar mais doadores. Surgiu então a ideia de fazer camisetas, para que o grupo ficasse mais organizado e também como forma de incentivo para quem fosse doador. Com o apoio e patrocínio de algumas empresas, conseguimos fazer as camisetas dos doadores de Turvo. Também foi realizado uma parceria com algumas lojas de Turvo que oferecem descontos para quem apresentar a carteirinha de doador. Sorteios de brindes para os doadores do mês, para algumas datas importantes, também como incentivo para quem faz a sua doação. Conseguimos lotar o transporte toda semana.
Nosso maior objetivo hoje é conseguir atingir a meta de 360 doadores no ano de 2021 na cidade de Turvo. Também será realizado um sorteio de um final de semana em uma pousada, como forma de incentivar os doadores. Conseguimos também incentivar algumas cidades, como Timbé do Sul, Ermo e Araranguá.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Turvo