• Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
  1. Home
  2. Saúde e estética
  3. O segredo da longevidade

Saúde e estética

O segredo da longevidade

Descubra como envelhecer sem ficar velho

Não adianta fugir. Existe um momento na vida de todo mundo em que o passar dos anos começa a surtir efeito. Todos nós, homens ou mulheres, ainda vamos apresentar as famosas ruguinhas indesejáveis. Já imaginou ser capaz de envelhecer sem ficar velho?  Isso não significa ter rostinho de jovem, mas sim a saúde da juventude. Enquanto muitos brasileiros discutem se anti envelhecimento existe ou não, Harvard a universidade mais famosa do mundo tem um departamento de anti envelhecimento onde foram descubertos os processos de telomeros e telomerias, que deram à 3 cientistas  o premiio nobel de medicina em 2009.  De acordo com o Dr Lair Ribeiro temos o tripé da longevidade sendo eles a nutrição, atividade fisica e a questão hormonal. Nosso corpo começa e envelhecer desde o dia em que nascemos, nossas celulas nascem, se multiplicam e morrem, esse processo ocorre diariamente. Dentro de nossas celulas existe os telômero, que são estruturas constituidas por fileiras de DNA, formando a extremidade dos cromossomos, cada vez que ocorre uma divisão celular, vamos encurtando os telomeros. Atualmente, o comprimento dos telômeros, tem sido estudado como um marcador de envelhecimento. Isto é muito interessante já que nem sempre nossa idade cronológica corresponde a nossa idade bioquímica. A pesquisa do comprimento dos telômeros nos dará um dado, portanto, não do tempo de vida, mas da qualidade de vida e da perspectiva de vida no futuro, já que telomeros maiores podem ser sinal de idade jovem associado a hábitos de vida saudáveis. Para atenuar os efeitos do envelhecimento, uma nova técnica começa a ser oferecida: a modulação hormonal bioidentica que juntamente com a nutrição e a atividade física formam o tripé da longevidade.

O conceituado cardiologista e nutrólogo, Dr Lair Ribeiro, diz que “Nossos hormônios não caem porque envelhecemos, eles diminuem conforme ficamos velhos”. As mulheres sofrem como o climatério (período que antecede a menopausa, a última menstruação) e chega junto com efeitos bastante desagradáveis, tais como alguns quilos a mais, sensação de desconforto, calor intenso, perda do desejo sexual, depressão e outros. A técnica da modulação hormonal bioidentica chegou ao Brasil e propõe reduzir, parar e, em alguns casos reverter os processos degenerativos do envelhecimento, reduzir a gordura corporal, controlar a produção de antioxidantes e radicais livres, acelerar o metabolismo físico e cerebral, bem como aumentar a capacidade físico-respiratória entre outros benefícios que culminam na qualidade de vida. Segundo o Dr. Lair Ribeiro, ”O segredo da longevidade  não é acrescentar dias a sua vida, mas também vida aos seus dias”, pois de nada adianta viver muito e viver sem saúde, sem aproveitar as boas coisas da vida. Com a modulação hormonal bioidentica, é possível adquirir desejo de novos projetos de vida, ânimo, mais energia, recuperar a beleza e o frescor da pele,além da alegria de viver.

Entenda o tripé da longevidade:

Alimentação x Nutrição

O segredo da saúde está na alimentação. Hipócrates a 400 A.C dizia: “Deixe seu alimento ser o seu remédio e o seu remédio, seu alimento”, bons hábitos alimentares garantem uma vida longa mais saudável. Nutrição é a base de tudo. Em 2003 foi descoberbo o Genôma, e que o corpo humano possui 23.000 mil gens funcionais. A partir  dai surgiu a ciência chamanda Nutrigenômica , palavra que significa que com a nutrição podemos interferir na expressão gênica foi então descoberto que quem manda em nosso orgamismo não é só genética mas sim  a hepigenética, isso significa que você pode ter gens de alguma doença hereditaria e interfirir através da nutrição. Dr Lair Ribeiro diz que a ingestão de crucíferas como: o repolho, o couve-flor, nabo, brócolis, poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas com o por exemplo o câncer de mama.

Nossa nutrição se  divide em 2 aspectos: a Alimentação e a Suplementação.  Dr. Lair Ribeiro salienta que nossos alimentos perderam mais de 50% de seus nutrientes nos ultimos 30 anos. A ingestão de Iodo caiu 50% nos ultimos 30 anos, Magnésio 70%, por isso vamos ter que aprender a fazermos suplementação, independente da idade. Dr. Lair Ribeiro ingere 14 cápsulas por dia para suplementar sua alimentação, diz.

Atividade física

O conceito de atividade fisica nos ultimos 3 anos mudou totalmente, andar em volta do parque é quase nada. Hoje que interessa é o Burting Execise, que significa atividades intensa de exercicio por 1 mim, relaxa 2 mim, basta fazer 10 mim por dia. Vale muito mais do que uma hora de caminhada.

Modulação hormonal bioidentica:

São mensageiros químicos que atuam sobre celulas-alvo, transmitindo informações que controlam a ação dessas celulas. ( O que deve ser queimado, eliminado, produzido e depositado). O Hormonio Bioidentico cujo a estrutura molecular é idêntica a encontrada  no organismo humano, diferente do Hormonio Sintético, que é produzido em laboratório. Tanto na mulher como no homem, existem os Hormonios Progesterona, Estrogênio e a Testosterona, porém em quantidades diferentes e com funções diferentes.

Salienta Dr Lair Ribeiro que Modulação Hormonal é diferente de reposição Hormonal; Modulação Hormonal é muito mais complexo para se entender e ao mesmo tempo simples de ser aplicado nos pacientes. São recomendados tanto para homens quanto para as mulheres, já que ambos tem os mesmos hormônios, porém em quantidades diferente.e devem ser aplicados em forma de gel, sobre a pele, antes de dormir.

Os hormônios bioidênticos já foram testados?

Sim, claro! Hoje em dia existe uma enorme base científica de dados que atesta a maior segurança sobre Hormônios Bioidênticos em relação aos sintéticos. Além disso, com o passar dos dias, um número crescente de médicos em todo o mundo passa adotar a prática dos Bioidênticos em seus consultórios, com resultados clínicos mais do que comprovados. O que acontece é que toda novidade na medicina causa polêmica no começo, é só o tempo que faz provar a eficiência de tratamentos novos e retirar o medo das pessoas. Mas você pode ter certeza: estamos diante de uma alternativa importante ao sofrimento causado pelo envelhecimento!

E mais,

Vitamina D, não é vitamina e sim um Hormonio Esteroidal mais poderoso que existe, controla 10% do Genôma, portanto previne muitos tipos de cânceres.

Menopausa é a falta de Progesterona

Andropausa é a falta de Testosterona

Osteoporose é falta de Progesterona

Estrogênio protege a mulher contra o infarto.

Fonte: Top Saúde 

Mastalgia: o sintoma de maior incidência nas mamas Anterior

Mastalgia: o sintoma de maior incidência nas mamas

Doença de alzheimer modifica cotidiano de famílias Próximo

Doença de alzheimer modifica cotidiano de famílias

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.