• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Instrutores do IM concorrem a prêmio nacional de gastronomia

Geral

Instrutores do IM concorrem a prêmio nacional de gastronomia

O Instituto Mix de Profissões, empresa araranguaense, segue chamando a atenção no segmento educacional Brasil afora. Foi com grande alegria que o setor pedagógico da franqueadora, com sede em Morro dos Conventos, em Araranguá, recebeu a notícia que dois de seus instrutores de gastronomia concorrem ao prêmio Dólmã.

A novidade foi recebida com euforia nas escolas onde atuam os instrutores. Helen Braz é da unidade IM da capital Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e Antonio Bosco é da unidade IM de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O Prêmio Nacional Dólmã de gastronomia é considerado o “Oscar” da premiação gastronômica no Brasil.

O chef Antonio Bosco é um dos finalistas na categoria estadual e representa o Rio Grande do sul. A chef Helen Braz é a representante do Mato Grosso do Sul e, assim como Bosco, concorre na categoria estadual. Eles competem ao lado de mais de 80 chefs de outros 26 estados.

O que é o Dólmã?

O Prêmio Nacional Dólmã visa reconhecer e valorizar os profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para a economia brasileira. Todos os anos a edição da premiação é realizada em um estado diferente, desta vez o escolhido foi o lindo estado do Piauí, no nordeste brasileiro. Será a sétima edição do evento, a premiação será dos dias 26 a 28 de março.

Além do reconhecimento nacional os vencedores da categoria estadual levam para casa a Estatueta Dólmã, desenvolvida pelo artista plástico mineiro Léo Santana, aos moldes da premiação do Cinema Mundial. Ganhará, ainda, vestimentas oficiais e o título de Embaixador da Gastronomia de seus estados. A eleição também dá direito em participar da categoria Nacional do Prêmio Dólmã no próximo ano.

Categorias

O Prêmio Dólmã possui duas categorias, uma delas é a Categoria Estadual que premia um chef por estado. A outra categoria é a Categoria Nacional, que escolhe um chef entre os 5 chefs indicados, sendo um de cada região brasileira.

A chef Helen Braz, que também é instrutora do Curso de Gastronomia do Instituto Mix de Campo Grande, proprietária do “Tropeiro Gastrô” e “Tropeiro Gourmet”, e Conselheira de Ética da Associação dos Profissionais de Gastronomia do MS, foi uma das escolhidas para representar o estado de Mato Grosso do Sul na Categoria Estadual.

“Estou muito feliz com a indicação, pois é uma reconhecimento de anos de trabalho e dedicação com a área gastronômica. Estou muito confiante com essa indicação e estou otimista de ganhar o prêmio na Categoria Estadual, representando meu estado do Mato Grosso do Sul”, afirma a chef Helen Braz.

Antonio Bosco atua profissionalmente em eventos sociais e corporativos, restaurantes, hotéis e escolas de gastronomia. Na carreira, contabiliza bem-sucedidas atuações na Escola de Gastronomia UCS/ICIF (Flores da Cunha), Ristorante Lo Stivale (Florianópolis), Visconte D Itália Hotel e SPA (Nova Hartz) e Intercity Hotéis (Caxias do Sul). Neste último, atuou na implantação de várias cozinhas em unidades da rede pelo Brasil, tendo se especializado em custos, projetos de cozinha e treinamentos.    

Foi pioneiro na formação de novos profissionais através dos cursos de Culinária e de Panificação do Instituto Mix de Profissões em Caxias do Sul e região, onde segue atuando como chef educador. Também apoia eventos beneficentes, como os da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), que colabora desde 2017.

A importância das qualificações

Além de ser uma vocação, estar no DNA da Helen a paixão por cozinhar, o segredo do sucesso também está ligado as capacitações que ela fez ao longo dos anos. Ela conta que os cursos de gastronomia fizeram muito diferença na carreira e cozinhar profissionalmente é totalmente diferente de cozinhar por hobby.

“O cliente te procura e come sua comida, quando ele volta ele quer exatamente igual, com a mesma qualidade e sabor e isso só conseguimos através da ficha técnica em que tudo é pesado, medido, sempre padronizado, não interessa se é para uma ou mil pessoas, o prato sairá igual. Na minha época não tínhamos muitas opções de qualificações, os cursos de gastronomia eram caríssimos, quem dera tivéssemos um Instituto Mix de Profissões como temos hoje”, ressalta a chef profissional.

O chef Antonio Bosco, além do amor pela profissão, é formado em Chef de Cozinha Internacional pela UCS/ICIF (parceria entre a Universidades de Caxias do Sul e a Italian Culinary Institute for Foreigners) e também em Fermentação Natural e Panificação pela Levain Escola de Panificação, de São Paulo.

"Recebo a indicação com muita alegria. É o reconhecimento pelos trabalhos realizados aqui no Estado (do Rio Grande do Sul) através da gastronomia gaúcha e nacional. É também um grande incentivo, reafirmando o desejo de continuar meu trabalho através do ensino, preparando e encorajando os futuros profissionais, e por meio de participações em eventos”, festeja Bosco, que tem sua paixão gastronômica em massas e panificação de levain (fermentação natural).

Primeiros passos para quem ama a gastronomia

Para quem quer, assim como a Helen e o Antonio, ser um profissional de sucesso e ser reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho, inclusive com indicações para prêmios, a primeira dica é profissionalização! Ter conhecimento de casa e gostar do que se faz ajuda, mas é em um curso que você irá aprimorar suas técnicas e fazer a diferença.

“Procure uma instituição de ensino séria como o Instituto Mix de Profissões para se profissionalizar, para aprender a fazer os custos e lidar com as pessoas. O curso de Gestão Pessoal e Profissional (GPP) auxilia muito nessa questão. Além de aprender a cozinhar profissionalmente, quem entra em um curso como esse vai saber todas as técnicas, cortes e pontos de cocção. No IM temos a oportunidade de conhecer ingredientes que não tínhamos acesso e temos que saber como utilizá-los para não termos surpresas indesejadas no futuro”, ressalta Helen.

Instrutora em uma das maiores redes de escolas de cursos profissionalizantes do Brasil, o Instituto Mix de Profissões, Helen diz que tem orgulho de sua trajetória até aqui. Com alunos premiados e respeitados por todo Brasil.

“Formar profissionais competentes é mais um desafio, uma responsabilidade imensa que acredito estar cumprindo com excelência. O maior ingrediente da Gastronomia é o amor, o respeito pelos alimentos e pelo próximo. Tenho alunos de 16 a 70 anos e é incrível, aprendo todos os dias com eles e o respeito mútuo é primordial”, conclui a chef profissional.

Mais de 40 escrituras serão entregues nesta sexta-feira em Criciúma Próximo

Mais de 40 escrituras serão entregues nesta sexta-feira em Criciúma

Futurão aposta em metodologia inovadora para manter sucesso nos vestibulares Anterior

Futurão aposta em metodologia inovadora para manter sucesso nos vestibulares

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.