• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Turismo e Gastronomia
  3. Coquetelaria é o assunto do momento na gastronomia

Turismo e Gastronomia

Coquetelaria é o assunto do momento na gastronomia

A coquetelaria é a área da gastronomia que mais vem crescendo nos últimos anos no Brasil, acompanhando o aumento do consumo de destilados no mundo todo. No sul de Santa Catarina estão surgindo novos bares especializados na arte de fazer coquetéis.

Coquetel é por definição a mistura de uma ou mais bebidas destiladas - a palavra foi herdada do termo cunhado em inglês, cook tail, que significa literalmente rabo de galo. Quanto a origem desse último nome, existem várias versões que dariam uma outra coluna, por isso vamos ao que interessa.

Tecnicamente a arte de misturar bebidas e outros ingredientes de forma harmônica é conhecida como mixologia. No Brasil a especialidade encontrou uma infinidade de espécies vegetais, principalmente frutas, que contribuem para a inventividade dos nossos bartenders.

Este universo tem suas próprias tendências, como o interesse crescente pela coquetelaria clássica, razão pela qual o gin é a bebida do momento. O bartender Deivid Alves explica que o gin é muito utilizado na coquetelaria clássica e por isso se popularizou tanto nos últimos anos.

Deivid também aponta os drinks coletivos como uma tendência que está em alta na coquetelaria, são eles: ponches, clericot e sangria - esses coquetéis são feitos em volumes maiores e servem várias pessoas. O bartender ainda adianta que o rum caminha para se tornar o próximo destilado da moda, então veremos mais ele por aí.

Os drinks sem álcool também estão ganhando destaque visto a preocupação com a saúde e boa forma, assim ninguém fica sem uma bebida bacana no bar, já que cores, aromas e sabores harmonizados num copo podem ser tão atrativos quanto um coquetel alcoólico.

Receita de Sangria

Aprenda a fazer uma deliciosa sangria, um coquetel tradicional da Espanha, refrescante e super bonito, feito à base de vinho tinto, o que fez com que levasse esse nome. O bartender Deivid Alves ressalta que o drinque é muito versátil o que permite soltar a criatividade e fazer adequações. Segue a receita sugerida por ele!

Ingredientes:

750ml de vinho tinto suave (1 garrafa - de preferência gelado)

125ml de Brandy de jerez (sugestão: marca Osborne)

225ml de suco de laranja (suco de 3 laranjas)

60ml de suco de limão siciliano (suco de 1 limão grande)

350ml de club soda (ou água com gás)

2 pedaços de canela pau

5 Fatias de laranja

5 Fatias de limão siciliano

Aproximadamente 20 pedras de gelo

Opcional: açúcar a gosto, fatias de maçã.

Modo de preparo:

O preparo é simples - junte todos os ingredientes, exceto a água gaseificada, em uma jarra grande de 2 litros e mexa bem. Por último acrescente a água e mexa levemente já organizando as fatias para ficarem nas paredes da jarra. E está pronto para servir!

Observações: caso não tenha o limão siciliano substitua pelo taiti comum. Caso não tenha como obter o Brandy de Jerez, substitua pelo coquetel composto Domecq, que é mais fácil de encontrar na nossa região.

 

Inauguração Hobbe Assessoria de Eventos Próximo

Inauguração Hobbe Assessoria de Eventos

Ja Rule em Floripa Anterior

Ja Rule em Floripa

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.