• Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
  1. Home
  2. Turismo e Gastronomia
  3. De onde vem a baunilha?

Turismo e Gastronomia

De onde vem a baunilha?

Origem

Aparentemente todo mundo adora o sabor baunilha. A essência e o aroma acompanham café, chocolates e quase todos os sabores da confeitaria são realçados com uma pitada desta especiaria. Mas percebi que nem todos sabem o que é uma baunilha. Eu mesma me lembro de perguntar para a Mamma, quando criança, o que era?   

A baunilha é uma orquídea originária da América Central, a Vanilla planifólia, planta que se acomoda no tronco de árvores para crescer. Ela começou a ser cultivada pelos povos indígenas do México. O país era o principal produtor até o fim do século 19, quando franceses (talvez os maiores consumidores) começaram a cultivar baunilha na ilha de Madagascar e na costa da África. O Taiti, a Indonésia e Papua Nova Guiné atualmente também são grandes produtores. 

Secagem

Dessa orquídea aproveitam-se as favas, que quando em natura não possuem o aroma e o sabor adocicado tão amado que conhecemos. Para que o sabor “aconteça” e possa ser usada na culinária, a fava precisa ser seca e fermentada. Esse processo pode demorar até seis meses e se parece muito com o método de secagem das sementes de cacau.

Na cozinha 

O sabor baunilha reside tanto na vagem como nas sementes, portanto as duas partes podem ser usadas separadamente. Depois de retirar as sementes, abrindo a vagem com uma faca na direção do comprimento, a casca pode ser usada para decorar pratos, ser imersa em vodka para fazer extrato de baunilha ou também deixá-la secar para aromatizar sal, açúcar ou então a processá-la até virar pó.

IV Arrancada de Tratores de Ermo Anterior

IV Arrancada de Tratores de Ermo

 História da banda U2 Próximo

História da banda U2

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.