• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Turismo e Gastronomia
  3. Enólogo dá dicas de harmonizações nada óbvias entre queijos e vinhos

Turismo e Gastronomia

Enólogo dá dicas de harmonizações nada óbvias entre queijos e vinhos

Fabiano Mazzilli vai tirar dúvidas do público durante o Festival Vino & Formaggio, em Nova Veneza

A combinação de vinhos tintos, como o italiano Chianti, com queijos duros, como o parmesão, pode ser a fórmula perfeita para uma noite de inverno, mas não é a única possibilidade quando o assunto é harmonização entre queijos e vinhos. Fabiano Mazzilli, enólogo formado na universidade da Borgonha (França) e responsável pelas adegas da rede Bistek Supermercados, defende que as pessoas devem ir além do que estão acostumadas para se surpreender com novos sabores.

“Às vezes a gente segue alguns clichês e acaba perdendo novas experiências. No Brasil, é muito comum combinar vinho tinto com queijos, mas não é bem assim. Cada tipo de queijo, de acordo com tempo de maturação, acidez e outras características, vai combinar com um tipo de vinho”, explica o profissional.

Harmonizações feitas com vinhos brancos, rosés e até de sobremesa podem ser interessantes para quem busca fugir do óbvio. Queijos frescos, como a ricota, mozzarella de búfala ou feitos com leite de cabra costumam harmonizar melhor com vinhos brancos do que com tintos, por exemplo. Já exemplares de pasta mole acompanham vinhos brancos leves, e levam a tradicional noite de queijos e vinhos primavera adentro.

Para quem quer ir além e experimentar novos sabores, uma combinação inusitada é a de queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, com vinhos de sobremesa - o português Vinho do Porto, o francês Sauternes, entre outros. Esse tipo de bebida também harmoniza bem com queijo de cabra semicurado.

“Independente das regras, a pessoa tem que ficar satisfeita com o que ela está comendo. Não tem vinho certo ou vinho errado. A minha sugestão é experimentar novas combinações e pedir dicas a um profissional”, complementa Mazzilli, que vai tirar dúvidas do público sobre o assunto durante a primeira edição do Festival Vino & Formaggio, em Nova Veneza. O evento, de 6 a 8 de setembro, reúne vinícolas e queijarias no Palazzo Delle Acque e terá degustação de queijos e vinhos, além de salames, copas, torresmos e nhoque.

Como participar

Os ingressos individuais para cada um dos dias do festival já estão à venda online pelo www.ticketmais.com.br. Também é possível adquirir as entradas nos 25 pontos de venda físicos que estão distribuídos pela Região Sul Catarinense e em Torres (RS). Cliente Clube Bistek, comprando pelo site, ganha 50% de desconto no valor do ingresso, basta digitar o CPF no espaço reservado aos cupons e clubes de assinatura.

Além dos variados queijos e vinhos, o Festival Vino & Formaggio também contará com atrações como Carnavale di Venezia, Maycon e William, Juliano Lima e Banda, Grupo Dallas e Acústico Viola Roots.

Texto: Yasmine Holanda Fiorini 
Deputado sugere incentivo do poder executivo aos municípios de IDH Próximo

Deputado sugere incentivo do poder executivo aos municípios de IDH

It: A Coisa - Capítulo 2 tem sessão de pré-estreia nesta quarta-feira no Center Shopping Anterior

It: A Coisa - Capítulo 2 tem sessão de pré-estreia nesta quarta-feira no Center Shopping

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.