• Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
  1. Home
  2. Turismo e Gastronomia
  3. Entenda porque peneirar os igredientes secos

Turismo e Gastronomia

Entenda porque peneirar os igredientes secos

É comum se deparar com receitas que pedem para peneirar os ingredientes secos, com a farinha. Mas você sabe porque é importante fazer isso? 

A farinha por exemplo, sempre deve ser peneirada, já que o saco do produto que compramos lá no mercado, foi empilhado, jogado, amassado, e o ingrediente acaba ficando todo prensado e duro. Ela também absorve umidade externa, podendo criar vários grumos, que devem ser eliminados. Caso contrário, na hora que entrarem em contato com os líquidos, ficarão encapsulados e nada poderá dissolve-los. 

O resultado você vê na hora de servir o bolo – aquelas pelotas de farinha, nada atraentes, então é preciso peneirar para soltar todas as particular e devolver a leveza do ingrediente para que não fique tudo empelotado na receita. 

O mesmo acontece com frequência com o cacau em pó, com o chocolate em pó e com o açúcar de confeiteiro, que absorvem facilmente a umidade ficam todos empelotados.

1. Na hora de peneirar, não passe colher nem espátula na peneira, e sim bata a peneira na sua mão, fazendo com que os ingredientes caiam de maneira suave na tigela ou papel manteiga.

2. Não há necessidade de peneirar o açúcar comum, pois este irá dissolver naturalmente durante o preparo. Mas é fundamental peneirar o açúcar impalpável e de confeiteiro.

3. Com este e outros cuidados, você vai aprimorando cada vez mais seus bolos e pães.

Temporada de matrículas abertas Anterior

Temporada de matrículas abertas

Nota a sociedade araranguaense Próximo

Nota a sociedade araranguaense

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.