Previna-se das patologias do frio como a bronquite, sinusite entre outras “ites”.
Estamos próximos do inverno, uma das estações mais agradáveis, no entanto com o frio inicia-se uma série de mudanças no comportamento das pessoas, que facilitam a transmissão de uma série de doenças. As doenças respiratórias aumentam em função de alguns fatores como por exemplo: para evitar o frio as pessoas costumam ficar em lugares pouco ventilados e com isso a possibilidade de transmissão de doenças respiratórias aumenta muito, pois a falta de ventilação concentra os microorganismos presentes e invisíveis do ar. Temos como exemplos de doenças que se tornam mais graves nesta época os resfriados que são causados por centenas de diferentes vírus, a gripe e infecções como pneumonias e meningites, além de tantas outras ites que acometem as pessoas no inverno.
Com o inverno outras mudanças acontecem no nosso dia a dia, e a poluição é uma delas. As temperaturas baixas em períodos que há ausência de chuvas fazem com que aconteça uma grande concentração de poluentes no ar que inalamos ao respirar. Por esse fator o aparelho respiratório encontra dificuldades em excretar poluentes e microrganismos o que facilita as infecções, os ataques de rinite, asma, além de falta de ar. As baixas temperaturas são grandes inimigas das crianças e pessoas idosas, que possuem maior dificuldade em manter o calor do corpo, pois a temperatura corporal baixa muito podendo levá-los a falecer em função disso.
Nosso sistema respiratório é revestido por uma mucosa com pelos parecidos com os cílios e o frio paralisa os pelinhos, que possuem a função de expulsar os invasores. Devido à paralisação dos cílios, os micro-organismos entram no corpo humano e onde param provocam infecção, podendo ser no ouvido causando otite ou na faringe causando faringite.
Procure lugares abertos e ventilados, eles evitam a concentração de bactérias e vírus, portanto evite lugares fechados. Abra as janelas para arejar o ambiente seja em casa ou no ônibus, lave sempre o nariz com água ou soro durante à noite para retirar os poluentes e bactérias. Use algo para tornar úmido o ambiente evitando o ar seco, se ligar o aquecedor coloque um vasilhame com água. Beba bastante água, no inverno também necessitamos de água para hidratar o corpo. Abuse de hidratantes, eles evitam ressecamento da pele. Coloque as cobertas ao sol, e faça uma exposição de alguns minutos ao sol. Além de todas essas medidas procure evitar sair de casa com cabelos molhados no inverno. Aproximadamente 80% do calor são eliminados pela cabeça e com o cabelo encharcado você vai perder calor mais rápido podendo levar a uma vasoconstrição e o sangue sai das mucosas tornando mais difícil o trabalho dos cílios que varrem os vírus e bactérias.
Fonte: Top Saúde