• Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Demissão em massa: CIS/ Amesc decide descontinuar todos funcionários

Geral

Demissão em massa: CIS/ Amesc decide descontinuar todos funcionários

Na reunião da Amesc de ontem também ficou decidido que o CIS/Amesc, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde de nossa região, irá demitir todos os seus funcionários, e realizar um plano de pagamento do passivo financeiro, de modo a tentar reorganizar o órgão, que tem uma dívida estimada de R$ 17 milhões. As prefeituras de Araranguá e de Passo de Torres, que têm funcionários do setor da saúde municipal contratados via CIS/Amesc, irão tratar de seus assuntos de forma direta com os envolvidos.

Na prática, pode-se dizer que as atividades do CIS/Amesc serão encerradas, até que se solucione os problemas que acometem o órgão. Até lá, o CIS/Amrec, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde da região de Criciúma, servirá de refúgio para as prefeituras de nossa região.

Prefeitos confirmam aulas para dia 16 

Reunidos ontem na sede da Amesc, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, para tratar de diversos assuntos, prefeitos de nossa região reiteraram o desejo de retornar às aulas presenciais, na Rede Municipal de Ensino, no próximo dia 16. O reinício presencial estava previsto para o último dia 1º, mas por conta do novo surto de Covid-19 houve a alteração na data. Vários órgãos governamentais, com deferência especial para o Ministério Público Estadual, têm recomentado que as aulas presenciais municipais não retornem, e que as da Rede Estadual e da Rede Particular de Ensino, que já foram retomadas, sejam suspensas, até que a situação que envolve o surto de Covid esteja sob controle. Hoje, em Santa Catarina, não há mais nenhuma vaga em leitos de UTI para atender os casos mais graves da pandemia, e a absoluta maioria dos hospitais do Estado está até mesmo com seus leitos normais ocupados.

Em princípio, as aulas só não retornariam na Rede Municipal se o Estado também suspendesse as aulas presenciais, que vêm sendo realizadas desde o último dia 18 de fevereiro. Vale lembrar que as aulas via remoto vem sendo realizadas normalmente na Rede Municipal, a exemplo do que aconteceu em grande parte de 2020.

Ministro confirma término da Rocinha em 2021 

Durante audiência com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ontem, em Brasília, Fórum Parlamentar Catarinense solicitou novamente esforços pela conclusão das obras de pavimentação da Serra da Rocinha, entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes (RS). O Fórum é composto por todos os senadores e deputados federais que representam Santa Catarina no Congresso Nacional. Deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) fez referência especial à importância da obra para o desenvolvimento de todo o Sul catarinense. De acordo com o Ministro, a Rocinha deverá estar concluída dentro de 2021 “sem dúvida alguma”.

Ponte entre Sombrio e Gaivota volta a dar problemas 

Problemas estruturais na ponte sobre o rio Caverá, que marca um dos limites dos municípios de Sombrio e Balneário Gaivota, motivaram a prefeita sombriense Gislaine Cunha (MDB), e o prefeito gaivotense Kekinha dos Santos (PSDB), a fazerem uma vistoria no local, ontem. A ponte já foi objeto de reforma por parte do Governo do Estado em 2017, mas logo em seguida começou a mostrar, novamente, problemas em sua estrutura. Intenção dos dois chefes de executivo é acionar o Deinfra para que haja novo laudo técnico da ponte e consequente tomada de providências para solucionar o problema. 

Covid nas Américas é muito maior que no mundo 

Continente americano possui 14% da população mundial, mas tem registrado 47% das mortes por Covid-19 de todo o planeta. Nossas estimadas América do Norte, do Sul e Central, o que inclui o Caribe, estão com a triste marca de 1,1 milhão de mortos, 68% deste total somente nos Estados Unidos e no Brasil. Não bastasse isto, problema é que a situação só tende a se agravar, tanto pela falta de políticas públicas eficientes, para combater a Covid, quanto pela falta de consciência da população, que em grande parte tem relegado a pandemia, ao invés de colaborar para seu controle. Pelo andar da carruagem, 2020 ainda não acabou, e não acabará tão cedo. 

Ex-prefeito de Maracajá deve ser candidato a deputado 

Ex-prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, o Lale, não descarta a possibilidade de disputar a Assembleia Legislativa. Eleito pelo PSDB para comandar o executivo de seu município em 2016, Lale acabou deixando o ninho tucano em julho de 2019, ficando sem filiação desde então. As especulações dão conta que ele tanto pode voltar a se filiar ao PSDB para disputar a Assembleia, como pode ir para outra sigla, a exemplo do PDT, com quem já teria tratativas. O retorno a seu antigo partido é algo pouco provável, já que Lale deixou a sigla por divergências ideológicas com a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB).

Brigada Militar prende dois homens por tráfico e associação ao tráfico de drogas Próximo

Brigada Militar prende dois homens por tráfico e associação ao tráfico de drogas

Homens são abordados com drogas em Sombrio Anterior

Homens são abordados com drogas em Sombrio

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.