• Segunda-feira, 06 de Julho de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Município chora a perda de Irma Stecanella Panata

Imprensa livre

Município chora a perda de Irma Stecanella Panata

Nessa sexta-feira, dia 29, o município de Timbé do Sul está enlutado pelo falecimento de Irma Stecanella Panata, manipuladora articular corporal.

Figura popular na cidade pela sua capacidade profissional, atos humanitários e extrema bondade, ela tinha 79 anos, aproximadamente 30 deles dedicados todos os dias a atender pessoas que apresentavam problemas como braços ou costelas fraturadas.

Em 2010, ela emprestou seu nome para o Campeonato Municipal, recebendo uma homenagem dos esportistas e desportistas pela contribuição voluntária que oferecia ao esporte, atendendo atletas. Na época a proposta recebeu aprovação unânime e teve autoria do vereador Marlon Arcaro Panatta.

Também foi homenageada com placa de Honra ao Mérito concedida pelo Legislativo Municipal. Essa matéria foi formulada pelo vereador Rinaldo Ghelere.

Mãos abençoadas

O dom de manipuladora articuladora corporal herdado da mãe, Emília Macarini, acolhido por Irma, que conta ainda com a fé católica no Santo Antônio. “Um dia minha mãe estava na minha casa e veio uma pessoa pra ela arrumar o braço. Então ela disse: ‘agora é tua vez’”, lembra. E fala do início, quando imobilizava ossos quebrados com taquara, mas que hoje usa papelão para formar uma tala. “Minha mão tem o poder, nunca soube de onde vem, mas peço ajuda de Deus e consigo colocar no lugar”, falava.

Caseira, ela contava que os atendimentos de pacientes se intensificavam na época de aulas e aos domingos, principalmente. Irma parava o que estava fazendo para atender. Mas tinha consciência quando o caso era grave, requerendo atendimento em outro local. Isso ocorria em situações como fratura exposta, o que implicava em cirurgia.

Enfim, dona Irma e suas mãos abençoadas conquistaram inúmeros adeptos. Sua ação era reconhecida por pacientes, comerciantes e amigos. Ela recebia gratuitamente frascos de óleo medicinal do farmacêutico timbeense Vânio Ceconi, assim como as faixas para imobilização eram cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Foto e fonte de informações: Prefeitura de Timbé do Sul.

La Rumba Gypsy Flamenco Próximo

La Rumba Gypsy Flamenco

Saque do Auxílio Emergencial inicia sábado para pessoas nascidas em janeiro Anterior

Saque do Auxílio Emergencial inicia sábado para pessoas nascidas em janeiro

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.