• Terça-feira, 14 de Julho de 2026
  1. Home
  2. Geral
  3. Municípios da AMESC alinham ação conjunta para limpeza de rios e prevenção aos impactos do El Niño

Geral

Municípios da AMESC alinham ação conjunta para limpeza de rios e prevenção aos impactos do El Niño

Os municípios de Jacinto Machado, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e São João do Sul avançam em uma ação conjunta voltada à prevenção de possíveis impactos provocados pelo fenômeno El Niño. Os prefeitos das quatro cidades estiveram reunidos com a coordenação da Defesa Civil da AMESC para tratar do projeto de limpeza de rios, córregos e desassoreamento de trechos considerados estratégicos. Participaram do encontro os prefeitos Alex Bianchin (São João do Sul), Sander Just (Jacinto Machado), Almides da Rosa (Santa Rosa do Sul) e Elisandro Machado, o Fanica (Praia Grande), juntamente com o coordenador da Defesa Civil municipal de Santa Rosa do Sul e presidente do Colegiado da Defesa Civil da AMESC, Higor Pereira.

A iniciativa busca reduzir os riscos de alagamentos e enchentes, aumentando a segurança da população e protegendo também as áreas agrícolas, que podem ser severamente afetadas por eventos climáticos extremos.

Embora os quatro municípios já realizem ações permanentes de manutenção e prevenção em seus cursos d'água, o projeto prevê uma intervenção integrada nos rios Bonito e Leão, que cortam os quatro municípios, e córregos que atravessam a região, ampliando a capacidade de escoamento das águas e minimizando possíveis prejuízos durante períodos de chuvas intensas.

Atualmente, a proposta encontra-se na fase de licenciamento ambiental, etapa necessária para que os trabalhos possam ser executados dentro das normas legais e ambientais.

Segundo os gestores, o planejamento antecipado e a atuação conjunta entre os municípios reforçam a importância da cooperação regional na prevenção de desastres, garantindo mais segurança para as comunidades e maior proteção às atividades econômicas, especialmente à agricultura, um dos principais pilares da região.

Secretaria de Obras intensifica manutenção urbana em bairros de Araranguá Próximo

Secretaria de Obras intensifica manutenção urbana em bairros de Araranguá

Rede de Proteção de Araranguá comemora os 36 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Anterior

Rede de Proteção de Araranguá comemora os 36 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.