• Quarta-feira, 22 de Abril de 2026
  1. Home
  2. Geral
  3. Samae comemora 50 anos

Geral

Samae comemora 50 anos

Ex-diretores, atual diretor, ex-prefeitos, atual prefeito da cidade e funcionários da autarquia foram homenageados, em cerimônia, na noite de ontem

Araranguá

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá - Samae – realizou na noite desta terça-feira, dia 26, uma cerimônia de homenagens e comemoração aos seus 50 anos de fundação.

Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades da região, entre elas, o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, o vice-prefeito, Primo Menegalli Junior, o diretor geral do Samae, José Hilson Sasso, o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso, o procurador geral do Samae, Marcos Antônio Alborghetti, a diretora administrativa do Samae, Margarete Timboni Baran, o diretor financeiro do Samae, Lourival João e o diretor de operações, Fabiano Trombim Soares.

Durante a cerimônia, algumas pessoas foram homenageadas:

O engenheiro Enio Rosa de Souza, que esteve à frente do Samae na gestão de 29 de março de 1978 a 06 dezembro 1978;

José Pereira Vicente, o Juquinha, que esteve à frente do Samae de 07 de dezembro 1978 a 05 de novembro de 1980;

João Pedro Paulino (in memoriam), que esteve à frente do Samae de 06 de novembro de 1980 a 31 de dezembro de 1983;

Naor Batista, que ficou à frente de 1º de fevereiro 1983 a 31 de dezembro de 1988;

Antônio Eduardo Ghizzo que ficou à frente do Samae de 02 de janeiro de 1989 a 13 de março de 1992;

José Plinio Borges, que esteve na gestão do Samae de 19 de março de 1992 a 30 de dezembro de 1992;

Jorge Luiz Canela, que esteve na gestão do Samae de 1º de janeiro de 1993 a 09 de abril de 1996;

Walter Pacheco Filho (in memoriam), que esteve à frente do Samae de 10 de abril de 1996 a 30 de dezembro de 1996;

O engenheiro Mário Cesa Canella (in memoriam), que atuou na gestão de 1º de janeiro de 1997 a 05 de julho de 2001;

Joelson Cardoso da Silva, que esteve à frente do Samae de 09 de julho de 2001 a 10 de setembro de 2001;

Eduviges Jovelino Pires (in memorian), que administrou o Samae de 10 de setembro de 2001 a 06 de janeiro de 2003;

Dante Luiz Pizzatto, que esteve na Gestão do Samae de 06 de janeiro de 2003 a 27 de julho de 2004;

João Inácio Barbosa, que esteve à frente do Samae na gestão de 21 de julho de 2004 a 31 de dezembro de 2004;

Ernani Palma Ribeiro Filho, que esteve à frente da autarquia de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012.

Everson Casagrande, que esteve na gestão de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016;

José Hilson Sasso, atual gestor do Samae.

Ainda foram homenageados os três primeiros engenheiros que administraram o Samae - Jairo Ambrozini, Luiz Ernesto de Almeida e Luiz A. Holanda de Bezerra, já falecidos, cujas famílias residem em Curitiba.  

As homenagens continuaram com os ex-prefeitos que também fazem parte da história da autarquia:

Osmar Nunes, que encaminhou à Câmara de Vereadores a lei de criação do Samae;

Gercino Pascoali, que colocou o Samae em funcionamento;

Lino Jovelino Costa (in memorian);

Salmi Paladini (in memorian);

Eduvirges Jovelino Pires (in memorian);

Manoel Mota;

Antônio Eduardo Guizzo;

Neri Francisco Garcia;

Primo Menegalli;

Mariano Mazzuco;

Sandro Maciel.

O funcionário mais antigo da autarquia, o senhor Edson da Silva, mais conhecido por Neném, com 44 anos de empresa e também o funcionário mais novo concursado, Rafael de Quadros, que entrou no ano de 2018, foram homenageados, representando os demais funcionários.

Após as homenagens e discursos, o cerimonial foi finalizado e foi descerrada a placa comemorativa do aniversário da autarquia. Em seguida, um coquetel foi servido a todos.

O diretor da autarquia agradeceu a todos os presentes. "É um momento muito feliz, com a presença aqui de todos os prefeitos homenageados, só tenho que agradecer a vocês, aos seus familiares, que trabalharam para o município e principalmente para o Samae, o Samae é um orgulho para todos os araranguaenses e é citado em todo o Estado. Muito já foi feito, mas temos muito ainda pela frente, precisamos cuidar da nossa água, de nossos mananciais. Com o tratamento do esgoto vamos poder colaborar ainda mais para a nossa cidade", disse Sasso, que falou ainda em proteger o açude Belinzone e revitalizar o açude Mané Angélica.

Mariano iniciou seu discurso cumprimentando a todos e agradecendo aos funcionários da autarquia. "O Samae, desde a fundação, foi crescendo, nunca pensamos em privatizar nossa autarquia, porque nunca precisou, agora é moda falar em privatização, mas uma autarquia bem gerenciada dá lucro. O simbolismo destes 50 anos de Samae é de honestidade, de todos os diretores que passaram por aqui. Quero agradecer pelo trabalho prestado estes anos todos pelo município", finalizou o prefeito.

Carnaval: fique atento aos seus direitos Próximo

Carnaval: fique atento aos seus direitos

The Oscar goes to... Anterior

The Oscar goes to...

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.