• Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Vereadores: Renovação ou Manutenção?

Imprensa livre

Vereadores: Renovação ou Manutenção?

No pleito de 2016, somente quatro dos 15 vereadores de Araranguá conquistaram reeleição. Isso significa uma renovação de 73,33% nos nomes entre uma eleição e outra.

Também é verdade que, no pleito anterior, Alexandre Rezende Pereira (com 981 sufrágios) e Lourival Cabo Loro João (que somou 1.299 adesões do eleitorado) contabilizaram votos suficientes e só não ocupam cadeiras na Câmara Municipal, porque tiveram suas candidaturas cassadas pela Justiça Eleitoral.

Em decorrência desse processo, ambos também não podem concorrer nas eleições de 2020. Mesmo fora da disputa direta, Alexandre anunciou apoio ao pré-candidato Cesar Cesa (MDB), enquanto Cabo Loro, ex-presidente da Casa Legislativa, é apoiador da pré-candidatura de Ricardo Ghelere (PRTB).

A curiosidade, agora, recai sobre a expectativa de quantos dos atuais vereadores de Araranguá lograrão o êxito da reeleição. Por enquanto, três deles – Tano Costa, Igor Gomes Batista, Daniel Viriato Afonso – tem reiterado publicamente que planejam abdicar da eleição proporcional, para disputar a o pleito majoritário.

O próximo pleito está repleto de peculiaridades, a começar pelo adiamento para 15 de novembro (primeiro turno) devido à pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo, instigados pela “onda bolsonariana” e insatisfeitos com os atuais representantes políticos, muitos eleitores pregam a necessidade de renovação. Por outro lado, “pseudo-lideranças políticas” entendem que as características da disputa municipal pouco ou quase nada mudaram.

Prova disso é que apostam na tática de atrair a maior quantidade de vereadores e ex-vereadores para seu partido ou grupo, imaginando que estes mantém eleitorado cativo e, consequentemente, possuem amplas condições de transferir votos para eventuais candidatos a prefeito. Quem tem razão? O tempo – e sempre ele – é que vai responder. 15 de novembro é logo ali...

PM de Maracajá receberá nova viatura e imóvel para construir quartel Próximo

PM de Maracajá receberá nova viatura e imóvel para construir quartel

Família vai aumentar: Giorgia e Guilherme = Enrico Anterior

Família vai aumentar: Giorgia e Guilherme = Enrico

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.