• Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Vice de Cesar deve ser definido com pesquisa

Imprensa livre

Vice de Cesar deve ser definido com pesquisa

Pré-candidato do MDB a Prefeitura de Araranguá, empresário César Cesa, diz que seu candidato a vice será definido através de pesquisa eleitoral. Um acordo entre os partidos que compõe a base de apoio do emedebista deliberou por esta forma de escolha, que, de acordo com ele, “é a mais justa diante de um quadro que apresenta muitos interessados”. 

Em princípio, o MDB ficará de fora desta pesquisa, eliminando, com isto, a possibilidade de uma chapa pura. Até este momento, os partidos mais próximos do MDB são o PSD, PRB, PTB e Cidadania. Há também conversações sendo mantidas com o PSDB e com o PL, do vice-prefeito Primo Júnior. Mais à distância, também ocorrem tratativas com o PT, mas elas são muito informais, já que o partido parece mais propenso a apoiar uma candidatura do Progressistas ou do PDT.
De acordo com César Cesa, quem precisa definir o candidato a vice-prefeito de sua chapa é a população. “Não tem nem como ser diferente, já que é a população que vai votar no dia 15 de Novembro para escolher a dupla que irá administrar o município”, comenta. Conforme ele, o nome escolhido pela pesquisa será acatado por todos, sem ressalvas.
Nos próximos dias, cada partido interessado na composição deverá indicar quem será seu nome para fazer parte da pesquisa, que deverá ser realizada no final deste mês. Na primeira semana de setembro o escolhido deverá ser anunciado.


Agosto começou com relativa calmaria na política

Primeira semana de agosto não trouxe muitas novidades ao cenário político regional, e a segunda semana, que está em decurso, segue no mesmo ritmo. No resumo da ópera, o que parecia que tinha que fluir ao natural, como é o caso dos lançamentos de candidaturas majoritárias, e eventuais dobradinhas, já fluiu. Daqui para frente tudo será muito mais engessado, com alguns municípios já demonstrando que escolherão seus candidatos a prefeito e a vice somente no prazo final das convenções. Ainda assim, neste ano, deveremos ter um número recorde de candidatos ao executivo no Extremo Sul, com vários municípios tendo três, quatro, ou até mais candidaturas a prefeito.

Jair Toretti acredita que Pisca será o candidato em Turvo

Fora do processo eleitoral deste ano, secretário de Administração e Finanças de Turvo, Jair Toretti, acredita que o MDB, seu partido, acabe convergindo para a candidatura do atual vice-prefeito, Edson Dagostin, o Pisca (MDB), como candidato a sucessão do prefeito Tiago Zilli (MDB). Toretti era um dos nomes da legenda lembrados para a disputa majoritária, mas declinou desta possibilidade ao retornar para o primeiro escalão da prefeitura turvense. Em princípio, a oposição está articulada em torno do nome do empresário Sandro Cirimbelli (PP), que no ano passado foi eleito vice-presidente da Cersul, a cooperativa de eletrificação que abastece a maioria dos municípios da Comarca de Turvo, e que também já foi candidato a prefeito em 2008.

Novas datas demarcam processo eleitoral deste ano

Com a promulgação da Emenda Constitucional 107/2020, que adiou as eleições municipais deste ano, o prazo para as convenções municipais ficou compreendido entre 31 de agosto e 16 de setembro. Tão logo as convenções sejam realizadas, os partidos e coligações já podem promover o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral, e isto se estenderá até o dia 26 de setembro. A partir do dia 27 de setembro está liberada a propaganda eleitoral em rádio, televisão e internet. No dia 15 de Novembro acontece a eleição em primeiro turno. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, em que haja necessidade de segundo turno, este será realizado no dia 29 de novembro.

Prefeito de Praia Grande quer teleférico no município

Prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel (PSL), está mantendo tratativas com representantes do Grupo Poma, que é líder mundial em instalação de transportes por cabo, especialmente no que diz respeito a teleféricos. Ideia do chefe do executivo é desenvolver um projeto para que seja instalado nas proximidades de um dos canyons do município um teleférico, de modo a fomentar o turismo local. O Grupo Poma já realizou mais de oito mil instalações de equipamentos do gênero, estando presente em mais de 90 países. “Trata-se do início de uma possível parceira, que poderá gerar muitos frutos para nosso município. Ideia é desenvolver um projeto comparado ao que há de melhor nos países de primeiro mundo”, diz o prefeito.

Claudete reforça necessidade de mais mulheres da política Próximo

Claudete reforça necessidade de mais mulheres da política

Joalheria e ótica Nexus com promoções especiais Anterior

Joalheria e ótica Nexus com promoções especiais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.