• Terça-feira, 18 de Novembro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Câmara realiza penúltima sessão de novembro com aprovação de projetos, requerimentos e indicações

Política

Câmara realiza penúltima sessão de novembro com aprovação de projetos, requerimentos e indicações

A Câmara de Vereadores de Araranguá realizou na noite desta segunda-feira, 17, a penúltima sessão ordinária do mês de novembro. A pauta incluiu análise de projetos, requerimentos e indicações voltadas à infraestrutura, serviços públicos e demandas comunitárias de diferentes regiões do município.

Durante a sessão, os vereadores também aprovaram requerimento do vice-Presidente Juliandro Jacques que concedeu espaço de fala à Chefe de Gabinete de Santa Rosa do Sul, Vitória Nunes Lopes, que apresentou a programação da 11ª Polvilhana. O evento, considerado um dos mais tradicionais do município vizinho, ocorrerá entre os dias 19 e 23 de novembro e tem como foco a valorização da cultura local, incluindo artesanato, agricultura familiar e gastronomia típica - Festa do Polvilho e da Banana.

Projetos aprovados

Foi aprovado durante a 59ª sessão ordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 031/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre contribuição de melhoria relativa à pavimentação com lajotas e serviços complementares na Travessa Antônio Serafim Gomes, no bairro Sanga da Areia. Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 115/2025, de autoria do vereador Samuel Jesuino, que denomina “Pedro Manoel Júlio” a atual Rua “B1”, localizada no Balneário Ilhas.

Requerimentos

Entre os Requerimentos aprovados, o de nº 198/2025, do vereador Jorge Ghiraldo, solicita o envio de expediente à Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna, convidando representante para prestar esclarecimentos, preferencialmente antes da temporada de verão, sobre normas de segurança, fiscalização e condutas permitidas na navegação do Rio Araranguá. Ele destacou a preocupação com o aumento do tráfego de jet skis e lanchas no local, apontando que o excesso de ondas tem causado degradação das margens e transtornos às famílias ribeirinhas. Ghiraldi também sugeriu que praticantes de esportes náuticos sejam convidados a acompanhar a explanação.

Já o Requerimento nº 199/2025, de autoria do vereador Samuel Jesuino, solicita à CELESC a adoção de medidas de melhoria na rede elétrica das comunidades rurais, visando garantir estabilidade no fornecimento, especialmente durante o período de safra.

Indicações

As indicações apresentadas pelos vereadores contemplaram diversas áreas, como infraestrutura, mobilidade, educação e turismo:
Inclusão de novas linhas de transporte coletivo para atender loteamentos do bairro Caverazinho;

Conserto de buraco na Rua José Realino Gomes, no bairro Coloninha;

Operação tapa-buracos na rodovia que liga Barro Vermelho a Hercílio Luz;

Pintura nos muros do antigo UCCA com cores relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA);

Pavimentações nos bairros Lagoão, Morro dos Conventos e Santa Rosa de Lima;

Divulgação da quantidade de vagas disponíveis nas creches municipais;

Disponibilização de condutores ambientais e turísticos no Parque Belinzoni;

Criação de espaço sensorial no Parque dos Dinossauros, no Açude Belinzoni;

Roçada e limpeza das margens da Rua Maria Benta de Jesus, na Cidade Alta.

Bolsonaro cada vez mais próximo da prisão Próximo

Bolsonaro cada vez mais próximo da prisão

Dia Mundial de Conscientização da Prematuridade em Araranguá Anterior

Dia Mundial de Conscientização da Prematuridade em Araranguá

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.