A Câmara de Vereadores de Araranguá realizou na noite desta segunda-feira, 17, a penúltima sessão ordinária do mês de novembro. A pauta incluiu análise de projetos, requerimentos e indicações voltadas à infraestrutura, serviços públicos e demandas comunitárias de diferentes regiões do município.
Durante a sessão, os vereadores também aprovaram requerimento do vice-Presidente Juliandro Jacques que concedeu espaço de fala à Chefe de Gabinete de Santa Rosa do Sul, Vitória Nunes Lopes, que apresentou a programação da 11ª Polvilhana. O evento, considerado um dos mais tradicionais do município vizinho, ocorrerá entre os dias 19 e 23 de novembro e tem como foco a valorização da cultura local, incluindo artesanato, agricultura familiar e gastronomia típica - Festa do Polvilho e da Banana.
Projetos aprovados
Foi aprovado durante a 59ª sessão ordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 031/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre contribuição de melhoria relativa à pavimentação com lajotas e serviços complementares na Travessa Antônio Serafim Gomes, no bairro Sanga da Areia. Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 115/2025, de autoria do vereador Samuel Jesuino, que denomina “Pedro Manoel Júlio” a atual Rua “B1”, localizada no Balneário Ilhas.
Requerimentos
Entre os Requerimentos aprovados, o de nº 198/2025, do vereador Jorge Ghiraldo, solicita o envio de expediente à Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna, convidando representante para prestar esclarecimentos, preferencialmente antes da temporada de verão, sobre normas de segurança, fiscalização e condutas permitidas na navegação do Rio Araranguá. Ele destacou a preocupação com o aumento do tráfego de jet skis e lanchas no local, apontando que o excesso de ondas tem causado degradação das margens e transtornos às famílias ribeirinhas. Ghiraldi também sugeriu que praticantes de esportes náuticos sejam convidados a acompanhar a explanação.
Já o Requerimento nº 199/2025, de autoria do vereador Samuel Jesuino, solicita à CELESC a adoção de medidas de melhoria na rede elétrica das comunidades rurais, visando garantir estabilidade no fornecimento, especialmente durante o período de safra.
Indicações
As indicações apresentadas pelos vereadores contemplaram diversas áreas, como infraestrutura, mobilidade, educação e turismo:
Inclusão de novas linhas de transporte coletivo para atender loteamentos do bairro Caverazinho;
Conserto de buraco na Rua José Realino Gomes, no bairro Coloninha;
Operação tapa-buracos na rodovia que liga Barro Vermelho a Hercílio Luz;
Pintura nos muros do antigo UCCA com cores relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA);
Pavimentações nos bairros Lagoão, Morro dos Conventos e Santa Rosa de Lima;
Divulgação da quantidade de vagas disponíveis nas creches municipais;
Disponibilização de condutores ambientais e turísticos no Parque Belinzoni;
Criação de espaço sensorial no Parque dos Dinossauros, no Açude Belinzoni;
Roçada e limpeza das margens da Rua Maria Benta de Jesus, na Cidade Alta.