• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Carlos Moisés seria bem vindo ao MDB, mas teria que passar por processo de escolha

Política

Carlos Moisés seria bem vindo ao MDB, mas teria que passar por processo de escolha

Em meio à disputa interna pela escolha do candidato do MDB ao governo catarinense, há de se ressaltar que o atual governador Carlos Moisés da Silva também almeja receber o apoio da legenda para tentar a reeleição através dela. Antídio Lunelli diz que não vê qualquer problema nisto, mas ressalta que “primeiro é necessário que o governador se filie ao MDB, para que depois isto seja discutido”. Basicamente, Antídio concorda com Carlos Moisés enquanto candidato do MDB ao governo, mas não concorda que isto se dê de forma sumária, sem a realização de uma convenção, por exemplo. “Estamos todos em pé de igualdade: os que já são pré-candidatos e os que desejam ser. Se o governador for o escolhido, terá meu apoio. Mas este processo de escolha precisa se dar de forma democrática”, comenta.

Entrevistei Antídio Lunelli sobre 2022

Entrevistei ontem, em Jaraguá do Sul, o prefeito daquele município, Antídio Lunelli, pré-candidato do MDB ao Governo do Estado. Nascido no meio rural, e empresário industrial ao longo dos últimos 40 anos, Antídio está comandando seu município pela segunda vez. Eleito em 2016, foi reeleito ano passado, através de uma coligação que colocou no mesmo barco gregos e troianos da política local. Sua facilidade de articulação política acabou chamando a atenção do MDB do Norte do Estado, que começou a convergir seus esforços para uma candidatura sua ao governo catarinense. Em pouco tempo, o MDB catarinense, em seu bojo, também passou a evidenciar o nome de Antídio, que hoje é um dos três pré-candidatos do partido ao Governo do Estado, ao lado do senador Dário Berger e do deputado federal e presidente da legenda, Celso Maldaner. Vale ressaltar que Maldaner tem dado a entender que abriria mão desta pretensão em favor do prefeito de Jaraguá do Sul.

Antídio é uma figura simpática, francamente vocacionado a iniciativa privada, e, por conta disto, ideologicamente identificado com o liberalismo moderno. Quando assumiu a Prefeitura de Jaraguá do Sul, em 2017, promoveu um profundo enxugamento da máquina administrativa, o que possibilitou com que a folha de pagamento funcional do executivo que comanda chegasse a atuais 35% da receita, quando a grande maioria das prefeituras do país não consegue deixar em menos de 50% de sua receita a despesa com o funcionalismo. Com dinheiro em caixa, passou a investir profundamente em obras de infraestrutura, o que notabilizou sua gestão dentre os municípios do Norte catarinense, ajudando a projetá-lo politicamente.

O prefeito de Jaraguá do Sul não é homem de meias palavras. Tem posições firmes, e não se constrange em defender a ideia de que o Governo do Estado precisa funcionar através dos princípios da iniciativa privada, “economizando em todos os setores, para atender melhor o cidadão catarinense em todas as suas necessidades”.

Antídio acredita que consiga construir uma ampla coligação

Antídio Lunelli acredita que poderá encabeçar uma ampla coligação, caso seja escolhido como o candidato do MDB ao Governo do Estado. A convenção para este fim está marcada previamente para 15 de fevereiro. Sua atual gestão conta com um rosário de sete partidos, dentre eles PSDB, PSD e Progressistas. Conforme o prefeito, isto não se dá à toa. “Este entrosamento é fruto do respeito que tenho por todos, e do entendimento que o exercício da democracia está justamente em ouvir todos os pensamentos políticos, para que o governo acerte o máximo possível”, comenta. Vale lembrar que MDB, PSDB e PSD já atuaram juntos nas gestões do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB), com o Progressistas se agregando a eles nas gestões do ex-governador Raimundo Colombo (PSD).

Sobre convite para se filiar ao Progressistas, Antídio saiu pela tangente

Questionado sobre a possibilidade de deixar o MDB para concorrer ao Governo do Estado por outra legenda, Antídio Lunelli saiu pela tangente. Recentemente ele foi citado pelo deputado estadual Silvio Dreveck, que é o presidente estadual do Progressistas, como um nome viável para disputar o Governo do Estado pelo partido. O prefeito de Jaraguá do Sul, no entanto, preferiu responder a esta pergunta enaltecendo as qualidades do Progressistas, e até mesmo tecendo elogios ao senador Esperidião Amin (PP). No fim das contas, não disse nem que sim, nem que não, provavelmente para deixar as portas abertas para que o Progressistas venha a apoiar uma possível candidatura sua ao Governo do Estado pelo MDB.

Celso Maldaner e amizade com outras legendas é o diferencial de Antídio

O grande trunfo que Antídio Lunelli parece ter para bancar sua candidatura ao governo está ligado à simpatia que o deputado federal e presidente do MDB, Celso Maldaner, tem por ele, como também a uma verdadeira teia de amizades políticas dentro de outras legendas, que poderiam trabalhar para que houvesse uma grande coligação partidária em torno de seu projeto eleitoral com vistas à 2022. Cada vez mais o setor empresarial tem se aproximado dos partidos políticos, e não raro são os empresários que disputam cargos públicos nas mais diversas esferas. Antídio é um dos representantes desta classe, que faria muito gosto, independentemente do partido, de ter um dos seus no comando do Estado.

Economia brasileira encolhe 0,15% em agosto, indica prévia do BC Próximo

Economia brasileira encolhe 0,15% em agosto, indica prévia do BC

Presidente diz que determinará redução da bandeira tarifária na luz Anterior

Presidente diz que determinará redução da bandeira tarifária na luz

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.