• Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Comandante da PM apresenta na Câmara Programa Rede Rural de Segurança

Política

Comandante da PM apresenta na Câmara Programa Rede Rural de Segurança

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (20) da Câmara de Vereadores de Araranguá, o Tenente-Coronel Marcelo Bertoncini Zanette, comandante do 19º BPM, ocupou a Tribuna para apresentar o Programa Rede Rural de Segurança, desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina. A participação atendeu ao Requerimento nº 168/2025, de autoria do vereador Douglas Michels, que destacou a importância da segurança pública no meio rural.

Criado em 2017, o programa tem como objetivo fortalecer a segurança em áreas rurais por meio da aproximação entre a PM e os moradores do campo. A iniciativa prevê o mapeamento das propriedades, cadastro dos imóveis, consultorias de segurança e a criação de grupos de WhatsApp para troca de informações entre os participantes e a polícia. Atualmente, o programa atende cerca de 8 mil propriedades em 110 municípios catarinenses, com mais de 22 mil pessoas envolvidas nos grupos de WhatsApp.

Segundo o comandante, o programa inspirado no modelo da Rede de Vizinhos, já apresenta resultados positivos em municípios como Turvo e Lages, e está em fase de expansão para a Comarca, incluindo atendimento a Araranguá, Maracajá e Arroio do Silva. O objetivo é que em breve a região da Amesc conte com três núcleos ativos do programa, em Turvo, Sombrio e Araranguá.

Zanette mencionou desafios para expansão do Programa, como a necessidade de efetivo e viaturas adequadas, especialmente modelos 4x4 para acessar áreas de difícil deslocamento. Ele afirmou que há tratativas em andamento para aquisição de novos recursos e reforço do efetivo, especialmente após a formatura de novos soldados prevista para o fim deste ano.

Um dos principais benefícios da Rede Rural é a agilidade no atendimento de ocorrências. Com as propriedades cadastradas e georreferenciadas, o atendimento via 190 torna-se mais eficiente. "Em vez de o morador tentar descrever um endereço confuso, ele apenas informa o código da propriedade e o sistema já direciona a viatura com precisão", explicou Zanette.

O comandante destacou ainda que a iniciativa não serve apenas para situações de crime, mas também pode ser útil em emergências médicas ou outras demandas urgentes. Cada propriedade cadastrada recebe uma placa de identificação e passa por uma visita técnica da PM, que avalia condições de segurança e faz orientações preventivas.

O vereador Douglas Michels parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de ações que tornem o ambiente mais seguro para quem vive e trabalha no campo. “A Rede Rural é uma ferramenta poderosa de prevenção, que valoriza o trabalho do agricultor e protege quem vive e produz no meio rural”, afirmou.

Comentário de Elias Pavani (VIDEO) Próximo

Comentário de Elias Pavani (VIDEO)

Programa Defesa Civil na Escola é realizado em Balneário Arroio do Silva Anterior

Programa Defesa Civil na Escola é realizado em Balneário Arroio do Silva

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.