• Sexta-feira, 29 de Março de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Ex-Ibope aponta Lula com 48% e Bolsonaro com 21%

Política

Ex-Ibope aponta Lula com 48% e Bolsonaro com 21%

Pesquisa divulgada ontem pelo Ipec, instituto criado por ex-executivos do Ibope, que fechou, aponta ampla vantagem do ex-presidente Lula da Silva (PT) na corrida sucessória presidencial, em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o levantamento, Lula tem 48% das intenções de voto, contra 21% de Bolsonaro. No mesmo levantamento, o ex-juiz federal Sérgio Moro (Podemos) figura com 6% das intenções de voto, contra 5% de Ciro Gomes (PDT), 2% de André Janones (Avante), 2% de João Dória Júnior (PSDB), 1% de Cabo Daciolo (PMN) e 1% de Simone Tebet (MDB). Brancos, nulos e indecisos somaram 14%.

Em um cenário com menos candidatos, Lula aparece com 49%, Bolsonaro com 22%, Sérgio Moro com 8%, Ciro Gomes com 5% e João Dória com 3%. Brancos, nulos e indecisos somaram 12%.

De acordo com o Ipec, a pesquisa foi realizada entre os das 9 e 13 de dezembro, sendo ouvidas 2002 pessoas, em 144 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No que diz respeito à dualidade entre Lula e Bolsonaro, os cruzamentos apontam que os simpatizantes do petista estão em maior quantidade entre aqueles que ganham menos, e que moram no Nordeste e Sudeste do país. Já Bolsonaro tem maior simpatia entre os que ganham mais, e que são residentes do Norte, Centro Oeste e Sul do país.

Em linhas gerais, o Brasil continua dividido entre pobres e ricos. Como há mais pobres do que ricos no país, Lula leva vantagem. Sabedores disto, os articuladores do presidente Bolsonaro têm se esforçado para ampliar políticas sociais que beneficiem diretamente àqueles que possuem baixa renda, na tentativa de aumentar sua popularidade entre aqueles que nutrem mais simpatia por Lula.

Décio Lima reagenda vinda à região para sexta, dia 16

Presidente estadual do PT, Décio Lima, reagendou sua vinda a nossa região para sexta-feira, 17. Em princípio, ele deveria vir a Araranguá amanhã. Décio é pré-candidato ao Governo do Estado, e vem ao Extremo Sul mobilizar a militância petista para o pleito estadual do ano que vem. Na sexta à noite ele participará de um encontro regional de seu partido, ocasião em que atualizará seus correligionários quanto aos últimos movimentos que envolvem a legenda. Amanhã à noite Décio participa, em Criciúma, de um encontro da Frente Democrática, grupo composto por sete partidos de esquerda do Estado.

Boeira diz que Lula é o mais preparado para governar o Brasil

Menos de um dia depois de ter deixado o Progressistas, ex-deputado federal Jorge Boeira não se fez de rogado e teceu elogios a figura do ex-presidente Lula da Silva (PT). De acordo com Boeira, Lula é o político mais preparado para governar o país, ao término do atual mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL), pois estaria mais sintonizado com as reais necessidades da população brasileira. O ex-deputado deverá se filiar ao PSB, objetivando disputar o governo catarinense. Neste sentido, espera contar com o apoio do PT e dos demais partidos de esquerda do Estado. Caciques do PT estadual admitem a possibilidade de uma dobradinha PSB/PT, com Boeira concorrendo ao governo, tendo Décio Lima (PT) como seu candidato a vice.

Tiago Zilli tem contas de 2020 aprovadas pelo TCE

Ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), teve suas contas, relativas ao exercício de 2020, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Por conta da pandemia, Tiago investiu cerca de 24% do orçamento do município em Educação, ao invés dos 25% constitucionais. O TCE, no entanto, entendeu que não houve má fé por parte do ex-prefeito, que aumentou a aplicação no setor de Saúde de 17% para quase 25%, justamente para combater a Covid-19. O Tribunal não costuma abrir este tipo de exceção, e só o faz quando está plenamente convencido da lisura dos fatos.

Candidatura de Amin ofusca planos de Jorginho Mello ao governo

Oficialização da pré-candidatura do senador Esperidião Amin (PP) ao Governo do Estado é um balde de água fria na articulação que o senador Jorginho Mello (PL) vem fazendo, no mesmo sentido. O sonho de Jorginho é ter a deputada federal Ângela Amin (PP), esposa de Esperidião, como sua candidata a vice, na disputa pelo governo. A desfiliação de Jorge Boeira do Progressistas, e o anúncio do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), dando conta de que não renunciará ao mandato para disputar as eleições do ano que vem, deixaram o caminho totalmente aberto para que Amin trabalhasse seu nome sem desgastes internos. Amin está fazendo uma leitura correta de 2022, algo que não fez em 2018, deixando de ser eleito governador na onda Bolsonaro.

Beneficiários do Auxílio Brasil com NIS final 4 recebem nesta quarta-feira Próximo

Beneficiários do Auxílio Brasil com NIS final 4 recebem nesta quarta-feira

Altas temperaturas e forte umidade provocam temporais isolados em SC; veja previsão Anterior

Altas temperaturas e forte umidade provocam temporais isolados em SC; veja previsão

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.