• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Lula está oficialmente livre para 2022

Política

Lula está oficialmente livre para 2022

Supremo Tribunal Federal ratificou ontem decisão monocrática do ministro Edson Fachin, que havia anulado as condenações impostas pela Lava Jato ao ex-presidente Lula da Silva (PT). Na prática, Lula está livre, leve e solto para concorrer à Presidência da República ano que vem, e, por óbvio, o fará. 

A decisão do STF já era esperada por conta dos recentes embates envolvendo a Suprema Corte e o Palácio do Planalto. Como se sabe, faz meses que os ministros do Supremo e o presidente Jair Bolsonaro não se bicam. Deixar Lula livre acaba sendo uma forma de dar o troco a Bolsonaro por seus ataques ao STF. 

A confirmação da anulação das sentenças cria um imediato quadro de bipolarização na política nacional. De um lado os bolsonaristas, e do outro os petistas. Tanto o presidente Bolsonaro, quanto o ex-presidente Lula, no entanto, sabem que não podem ir para o embate eleitoral do ano que vem contando apenas com seus exércitos. É preciso ampliar suas bases de apoio, e, neste sentido, quem mais tem possibilidades de concretizar esta pretensão é Lula. O petista já namorou, noivou e casou com a direita. Amor este, alias, que o levou para trás das grades. Já Bolsonaro não quer saber da esquerda. 

O resultado eleitoral da disputa presidencial do ano que vem, no entanto, estará vinculado diretamente a consolidação do principal candidato de centro. Se este candidato tiver um perfil de esquerda e não for para o segundo turno, Lula leva vantagem na segunda etapa da eleição. Se por outro lado o candidato de centro tiver perfil de direita, e não for para o segundo turno, quem leva vantagem é Bolsonaro. Nos dois cenários, por óbvio, Bolsonaro e Lula teriam que passar para o segundo turno. 

Arroio do Silva em maior letalidade proporcional na Covid 

Balneário Arroio do Silva é o município de nossa região que tem apresentado a maior letalidade dentre aquelas pessoas que contraem a Covid-19. O percentual de óbitos, se comparado aos infectadas, é de 2,26%. A segunda taxa de letalidade é a de Sombrio, com 2,12% dos infectados vindo a óbito, seguido por Timbé do Sul, com uma letalidade de 2,01%. Por suas vezes, os municípios com menor letalidade são Morro Grande, Ermo, Turvo e Praia Grande, todos com menos de 1% de mortes, em relação ao número de infectados.  

Júlio Garcia estaria fora das articulações para cassar Carlos Moisés  

Articulações que vêm sendo realizadas em Florianópolis, para tentar manter a governadora em exercício, Daniela Reinehr (S/P), no poder, não estão tendo a participação do deputado estadual afastado Júlio Garcia (PSD). Considerado um dos principais articuladores do Estado, e algoz do governador afastado Carlos Moisés da Silva (PSL), Júlio, na verdade, só tem a perder caso Daniela se efetive como governadora. É que uma das principais figuras que vem articulado para efetivar a cassação de Carlos Moisés, e manter Daniela no controle do governo, é o ex-deputado estadual Gelson Merisio, que mantém sérias reservas com Júlio Garcia. Merisio chegou a abandonar o PSD e se filiar ao PSDB, dentre outras coisas, para deixar de ter Júlio em seu pé.   

Gislaine Cunha amplia prazo para pagamento de ITPU com desconto  

Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), baixou decreto possibilitando com que o pagamento de IPTU de 2021, com 10% de desconto, possa ser efetivado até o próximo dia 15 de maio. Esta foi uma das maneiras encontradas, dentro da lei, para que o contribuinte, impactado pelo reajuste do IPTU, com base no IGPM, possa ser menos impactado pelo polêmico reajuste. Paralelo a isto, estão sendo desencadeadas tratativas para que o IPTU de Sombrio, dos anos vindouros, tenha a possibilidade de ser reajustado pelo IPCA, que quase sempre é menor que o IGPM.  

Articuladores de Daniela não contam com voto de deputado do PT 

Dos quatro votos que foram favoráveis ao governador afastado Carlos Moisés da Silva (PSL), na primeira fase da CPI dos Respiradores, um é considerado imutável, pelo menos do ponto de vista dos articuladores da governadora em exercício Daniela Reinehr (S/P). Trata-se do deputado petista Fabiano da Luz. Se por um lado as esperanças são grandes que os deputados José Milton Scheffer (PP), Marcos Vieira (PSDB) e Valdir Cobalchini (MDB) possam rever suas posições, e votar pela cassação efetiva de Carlos Moisés, por outro, o voto de Fabiano da Luz é considerado perdido, no que diz respeito ao projeto de cassação, na medida em que ele estaria vinculado diretamente a intenção petista de manter o governador no poder, para impedir que a bolsonarista Daniela governe Santa Catarina.  

Epagri arrecada mais de R$ 1,3 milhão com leilão de veículos e equipamentos Próximo

Epagri arrecada mais de R$ 1,3 milhão com leilão de veículos e equipamentos

Unesc promove live para debate sobre a cultura dos povos indígenas Anterior

Unesc promove live para debate sobre a cultura dos povos indígenas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.