O novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sombrio, Rafinha Enfermeiro, tem uma meta clara para seu período à frente do legislativo sombriense: levar a Câmara aos cidadãos.
E para isso, deve investir forte em comunicação, criando mecanismos e fortalecendo espaços já existentes para serem o link entre o sombriense e as decisões que transformam sua vida.
"Sempre cobramos a presença do povo na Câmara, pois a presença do cidadão ajuda na fiscalização e na formulação de propostas e leis para a melhora do município.
Mas a verdade é que a grande maioria da população não tem tempo de estar nas sessões ou sequer de visitar os vereadores para saber o que está acontecendo, seja para pedir, sugerir ou reclamar qualquer coisa. Então precisamos fazer o caminho inverso e levar a Câmara ao cidadão", explica o presidente.
Melhorar as transmissões das sessões ordinárias e das reuniões de comissão, humanizar através de postagens de bastidores, do dia a dia do vereador e da própria casa legislativa, além de fortalecer as redes sociais da Câmara, são os caminhos definidos para esta mudança.
"Outro ponto importante a partir de agora, é que vamos levar ao cidadão o que for discutido e apresentado na Câmara de forma descomplicada, sem a letra fria da lei apresentada nas reuniões.
A cada ideia, a cada projeto, vamos fazer a analogia necessária para mostrar como isso vai mudar no dia a dia do sombriense.
E como praticamente 100% da população têm um smartphone, por um aplicativo ou outro, a Câmara vai chegar no cidadão", comentou Rafinha, no uso da Tribuna na última sessão da Câmara.
