• Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022
  1. Home
  2. Saúde
  3. Vacinas da Janssen chegam a SC, mas lote é insuficiente para reforço de todos os imunizados

Saúde

Vacinas da Janssen chegam a SC, mas lote é insuficiente para reforço de todos os imunizados

Somente 25% da população que tomou a primeira dose - e única - da vacina vai receber o reforço no Estado; vacinas chegam após três meses de ócio nas entregas.

Das 260.723 pessoas que receberam a dose única da vacina produzida pelo laboratório Janssen, somente 65.280 vão tomar a dose de reforço do imunizante em primeira instância em Santa Catarina. Isso porque esse foi o número de doses enviadas para o Estado após três meses sem o recebimento das mesmas.

A DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) confirmou nesta quarta-feira (8) a chegada das doses, às 15h04, em Florianópolis. Todas as vacinas serão usadas apenas e exclusivamente como dose de reforço. A disposição das doses para os grupos preferenciais e etários ainda não foi confirmada.

Entretanto, algumas observações deverão ser seguidas:

  • O uso é exclusivo para pessoas acima de 18 anos;
  • O esquema vacinal deve ter sido completado há dois meses;
  • As mulheres que tomaram a vacina do laboratório Janssen previamente e, no momento atual estão gestantes, puérperas ou lactantes, deverão utilizar como dose de reforço o imunizante do laboratório Pfizer.

Todos os 295 municípios de Santa Catarina irão receber os imunizantes. No momento, somente 25% das pessoas que receberam a primeira dose receberão a dose de reforço. A instrução é do Ministério da Saúde, que distribuiu as doses de forma proporcional às cidades.

Três meses de espera

Santa Catarina recebeu a liberação para aplicar a dose de reforço do imunizante da Janssen no fim de novembro. Entretanto, o último recebimento de uma remessa com as doses fabricadas desembarcou em Santa Catarina no dia 20 de setembro.

Somente nesta semana o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, confirmou o recebimento de novas doses. Após a chegada, os imunizantes irão ao centro de distribuição em São José, na Grande Florianópolis, para serem repassados às demais cidades do Estado.

Fonte: ndmais

Unesc sediará Seminário Estadual do Proesde Próximo

Unesc sediará Seminário Estadual do Proesde

Saneamento: Saiba os benefícios de fazer a correta ligação na rede de esgoto Anterior

Saneamento: Saiba os benefícios de fazer a correta ligação na rede de esgoto

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.